Aluna de Direito ganha concurso literário

Sara Albuquerque é a vencedora do concurso promovido pelo Tribunal de Justiça de Alagoas em homenagem ao Tricentenário do Judiciário alagoano

Escritório Modelo inspirou o trabalho de Sara | nothing
Escritório Modelo inspirou o trabalho de Sara

Diana Monteiro - jornalista

A concluinte do curso de Direito da Universidade Federal de Alagoas, Sara Albuquerque, venceu o concurso literário promovido em 2012 pelo Tribunal de Justiça de Alagoas em homenagem ao Tricentenário da Justiça alagoana. A inspiração para escrever o trabalho veio do Escritório Modelo da Ufal e a importância que representa o setor para a comunidade. O tema do trabalho inscrito foi “Como o Poder Judiciário alagoano tem influenciado para a efetivação da democracia na sociedade local, fazendo a ponte educação-judiciário”.

O interesse de Sara por concursos literários vem desde o ensino médio, concluído  no antigo Cefet-AL, atual Instituto Federal de Alagoas (Ifal),  e colecionar premiação nessa área teve um bom começo. Ela venceu, em 2011, o concurso literário do 1º Edital de Livros Infantis, promovido pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos, com a publicação da obra “Segredo do Rio Mundaú”, lançado na Bienal Internacional do Livro de Alagoas.

Um bom começo porque possibilitou a Sara Albuquerque dar os primeiros passos como escritora na literatura infantil. E o melhor de tudo é que o resultado extrapolou as expectativas, segundo a autora. O  livro vem sendo adotado por duas escolas particulares da capital e claro que isso é só o começo para uma vida cheia de planos profissionais que Sara tem tanto na área jurídica como na literária. Essas são atividades que para ela estão totalmente entrelaçadas.

“O livro “Segredo do Rio Mundaú” é direcionado principalmente para o público infantil. Retrata a cultura, o folclore, a História de Alagoas e a amizade entre Zumbi, que lutou pela libertação dos escravos, e uma sereia chamada Iara, promovendo a igualdade social e racial”, explicou Sara. O livro pode ser que adquirido na Editora da Ufal (Edufal) e na Imprensa Oficial Graciliano Ramos.

Para a alagoana Sara Albuquerque, mesmo reconhecendo o quanto é satisfatório e compensador ter trabalhos premiados em concursos literários, o mais significativo é a oportunidade do autoconhecimento e sua colaboração literária para o enriquecimento da cultura alagoana. “Tenho na literatura meu lazer preferido”, revelou.

E completa: “Na esfera literária pretendo publicar outros livros de gênero contos, crônicas e possivelmente um romance”, afirmou Sara, de olho no mundo literário que, sem dúvida, para ela promete ser bastante promissor.

Além de estudante, Sara também é servidora técnica-administrativa da Ufal, recém-ingressa na instituição.