Estudantes promovem 1º Seminário Acadêmico de Geografia

Palestras de docentes e apresentações de trabalhos dos alunos marcaram o evento

Estudantes acompanharam palestras de professores e apresentações de trabalhos durante o seminário | nothing

Deriky Pereira – Estudante de Jornalismo

As novas perspectivas geográficas e a discussão do território em uma visão holística. Esse foi o tema do 1º Seminário Acadêmico de Geografia, realizado entre os dias 29 e 30 de janeiro, no auditório da Biblioteca Central (BC). Promovido pelo Centro Acadêmico de Geografia (Cageo), o evento contou com a participação de docentes do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema) e apresentação de trabalhos desenvolvidos por estudantes do curso.

Sobre o seminário, o diretor do Instituto, José Vicente Ferreira, conta que o tema escolhido pelos estudantes vem ao encontro do desenvolvimento atual da Geografia. “Ficou decidido que o seminário iria trazer essas novas perspectivas da geografia, proporcionando uma troca de conhecimento entre os docentes com os estudantes, visto que o Igdema, atualmente, possui um corpo docente variado, com professores de diversas áreas, linhas de pesquisa e pensamentos geográficos”, explicou.

De acordo com Leandro Fernandes, um dos membros da comissão organizadora do evento, além de apresentar os novos professores do curso, o encontro foi direto ao ponto quando decidiu falar dessa visão de território dentro da Geografia. “A gente acredita que é muito importante discutir com os estudantes essa questão do uso do território e o melhor é que, com essa discussão, conseguimos abranger diversas áreas, seja licenciatura ou bacharelado”, reforçou.

Sobre o tema do seminário

A princípio, ler sobre “As novas perspectivas geográficas e a discussão do território em uma visão holística”, parece complicado. Mas o professor José Vicente Ferreira ressalta que a escolha do assunto se deu após perceber a necessidade de reforçar para os estudantes que a Geografia, enquanto ciência, possui um caráter ambíguo, visto que não tem uma abordagem de cunho tecnológico ou humanista.

“Nós classificamos a geografia como ciência da terra dos homens, então, nesse contexto, temos a descrição do lugar com a presença do homem, do ser humano que modifica o lugar trazendo conhecimento, cultura e modo de viver e, ao fim de tudo, pode transformar esse lugar, revelando um lado do meio ambiente em que terá de aprender a conviver com ele”, explicou Vicente Ferreira.

Esse lugar a que o professor se refere é o território. Segundo Leandro Fernandes, essa visão de território se define por uma espécie de relação de poder que se tem dentro do mesmo. “Por exemplo, a gente trabalha com o espaço banal, o espaço de todos, dos homens e das empresas e, dentro disso, a gente trabalha a questão do território, aquilo que está fixo e todo o conteúdo geográfico que podemos estudar. E essa visão holística a gente atribui a questão da totalidade”, destacou.

O professor Ferreira reforça ainda a importância de explicar para os alunos sobre como se dará o uso do território em uma visão holística. “O que buscamos trazer para os estudantes, com a realização desse seminário, é essa visão de que o homem modifica o espaço, que precisa se adaptar a ele e precisa permitir que o espaço seja capaz de produzir o que ele precise para o seu desenvolvimento”, enfatizou.

Na opinião de Marcílio Silva, aluno do 6º período de bacharelado em Geografia, o encontro foi relevante por tratar de um assunto dinâmico como é o caso das novas perspectivas sobre território. “É sempre bom que possamos estar situados no que está acontecendo e no que surge de positivo ou negativo na dinâmica sócioespacial de território. Isso trouxe uma grande relevância para nós acadêmicos de Geografia”, salientou.

Apresentação de trabalhos

De acordo com Leandro, artigos, pesquisas e publicações dos próprios estudantes estiveram na lista dos trabalhos apresentados no seminário. E a procura foi grande. “Nós tivemos, ao todo, mais de 10 trabalhos inscritos para se apresentarem no evento. Isso se deu pelo fato de que o tema escolhido para debate foi bastante amplo e, dentro dessa visão, conseguimos entrar em diversos assuntos ligados à Geografia”, destacou, orgulhoso.

Marcílio também comentou sobre a importância dos trabalhos, desenvolvidos pelos estudantes, e que foram apresentados durante o seminário. “Essas pesquisas, ao terem os seus assuntos revelados, podem contribuir conosco, servindo como referência para a produção de outros projetos ou, até mesmo, durante a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)”, ressaltou o estudante.

O professor Ferreira também falou sobre a iniciativa dos estudantes em apresentarem trabalhos no seminário. “O evento trouxe essa dissipação das informações trabalhadas pelos professores em suas pesquisas que contam com a colaboração de estudantes. Então, todas essas perspectivas geográficas, do ponto de vista dos diferentes docentes, foram mostradas pelos alunos nos trabalhos que eles vêm desenvolvendo junto aos professores”, finalizou.