Alunos de Biblioteconomia promovem atividades culturais para a comunidade acadêmica

Exposição de imagens sobre Maceió e Feira de Troca de Livros contaram com a orientação do professor Iuri Rizzi

Acompanhando a exposição, Pollyana diz que é muito interessante ver o antes e o depois retratados nas imagens

Deriky Pereira – Estudante de Jornalismo

Estudantes do 2º período noturno do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas promoveram duas atividades culturais abertas à comunidade acadêmica: uma exposição sobre a cidade, intitulada “Maceió: Ontem e Hoje” e uma Feira de Troca de Livros. As iniciativas contaram com a orientação do professor Iuri Rizzi e fizeram parte da disciplina Biblioteca e Ação Cultural, ministrada por ele.

De acordo com o professor, independente de ser um trabalho ofertado pela disciplina, as duas atividades foram feitas com o objetivo de estimular os alunos a desenvolverem projetos culturais, desde o planejamento a sua execução. “Os dois grupos abraçaram a ideia de forma muito comprometida e desenvolveram muito bem os trabalhos. Acho que diante dos resultados, posso dizer que os objetivos foram alcançados”, disse Iuri.

Maceió: Ontem e Hoje

Para a exposição de imagens, cuja intenção era mostrar o ontem e o hoje da cidade, os estudantes realizaram um trabalho de pesquisa dos registros antigos no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa). “Depois dessa pesquisa, os alunos revelaram as fotos e foram a campo para registrar imagens atuais daquelas que foram pegas do acervo histórico do museu”, explicou o professor.

Marília Rodrigues foi uma das alunas envolvidas no trabalho. Para ela, trabalhar com extensão universitária proporciona momentos de duplo aprendizado, no instante em que se concretiza a possibilidade de colocar em prática aquilo que se aprende em sala de aula, familiarizando-se com os problemas e práticas do meio profissional. Na opinião de Marília, o objetivo do projeto foi alcançado. “Ficamos com a exposição na Biblioteca Central, um local estratégico da universidade, e o comparecimento do público foi muito bom.

As estudantes Keren Fonseca e Pollyana Chicuta acompanharam a exposição. Para Keren, a iniciativa foi bastante interessante e Pollyana complementou, ao dizer que imagens, por si só, despertam a curiosidade das pessoas. “A foto chama mais atenção que o texto, por exemplo, então eu achei uma iniciativa muito boa, pois é uma forma mais leve e descontraída de conhecer um pouco mais a história da nossa cidade”, salientou.

Feira de Troca de Livros

Segundo o professor Iuri Rizzi, a Feira de Troca de Livros foi criada com o objetivo de possibilitar aos envolvidos uma interação em volta do ato da leitura. “O espírito dessa feira não é a troca em si, mas um espírito de solidariedade: é você fazer a doação de um livro e receber outro, abrindo o campo de leitura para outras publicações. Sem contar que vale pensar que o livro trocado ou recebido possa ter uma importância para a pessoa que estiver com ele agora”, ressaltou.

Ao lado de outros componentes de equipe, a estudante Carol Teles esteve envolvida nos trabalhos da Feira. Para ela, o processo foi complicado, mas o resultado valeu a pena. “Como estudamos a noite, tínhamos pouco tempo para a produção do trabalho, mas mesmo com os contratempos, a procura foi muito grande e eu posso dizer que o nosso objetivo foi alcançado”, revelou.

Ainda na opinião de Carol, o ato de ler é fundamental e a importância do evento se dá justamente no ato da troca. “Acho que a Feira é super importante, no meu caso ainda mais, já que eu sou uma “escritora/leitora”, então sempre estou focada nisso. Eu mesma trouxe livros, troquei, pensando também que, se aquele livro não funcionou para mim, pode funcionar para outra pessoa. E assim sucessivamente. É uma rotatividade de leituras”, destacou.

E aproveitando a fala a estudante, Iuri disse acreditar que essa iniciativa é uma atividade de relevância para a comunidade. “A importância desse evento já está dada. A procura foi bem interessante e, inclusive, espero poder realizá-la em outros períodos do ano, ampliando essa iniciativa, independente do conteúdo proposto pela disciplina”, finalizou o professor.