Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo será lançado na quarta 27
Além das categorias profissionais, estudantes de Jornalismo também podem concorrer com reportagens sobre meio ambiente
- Atualizado em
Ascom Sindjornal e NEJ-AL
A inscrição de trabalhos pela Internet - dispensando a utilização de papel e o consumo de outros recursos – é a principal novidade este ano do Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental, que será lançado na próxima quarta-feira (27/03), a partir das 8 horas, no restaurante Bodega do Sertão. A inscrição eletrônica soma-se a outra iniciativa dos organizadores para dar mais sustentabilidade ao concurso, que é anular a emissão de gás carbônico (CO2) produzida pelo evento.
Realizado em parceria pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, o Sindicato dos Jornalistas e a Braskem, o Prêmio Octávio Brandão está completando 10 anos. Nesta edição de 2013, que promete ser histórica, serão premiados os autores das melhores reportagens sobre meio ambiente veiculadas de 1º de maio de 2012 a 26 de abril deste ano, nas categorias Jornalismo Impresso-Texto, Jornalismo Impresso-Imagem, Telejornalismo, Reportagem Cinematográfica, Webjornalismo e Estudante.
Os jornalistas poderão inscrever seus trabalhos já a partir do dia 27. Os interessados tem prazo até o dia 26 de abril para encaminhar as reportagens. Informações de como se inscrever pela Internet serão repassadas durante o lançamento da edição, quando haverá um café da manhã para a imprensa. “A agência responsável pelo sistema fará uma apresentação para os presentes”, explicou Valdice Gomes, presidente do Sindjornal. Segundo ela, os dados também constam de um folder que será distribuído com os jornalistas.
Os organizadores estimam que mais de 100 jornalistas concorrerão na edição dos dez anos. Esse índice já foi superado em 2012, quando a participação cresceu 50%. O número de trabalhos inscritos também bateu recorde no ano passado, chegando a um acréscimo de 80%.
Assim como nas inscrições, o julgamento dos trabalhos também será on-line, mas apenas na fase inicial. A comissão julgadora, formada por renomados profissionais de Alagoas e outros estados, abrirá os trabalhos na Internet e selecionará os melhores, que serão julgados posteriormente em Maceió. Serão premiados em cada categoria 1º, 2º e 3º colocados, que receberão troféus e R$ 37 mil. O Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental 2013 será entregue aos vencedores no dia 8 de junho, durante solenidade festiva em uma casa de eventos de Maceió.
O objetivo do concurso é premiar trabalhos jornalísticos que despertem para a importância da preservação ambiental como condição para uma qualidade de vida melhor. As matérias, reportagens e fotos devem registrar denúncias e/ou soluções na luta pela melhoria das condições ambientais do Estado, bem como para o desenvolvimento de tecnologias ligadas às ciências do meio ambiente em Alagoas.
“A pauta ambiental em Alagoas cresceu muito nos últimos anos, fruto da agenda nacional e internacional e também do Prêmio Octávio Brandão. Meio ambiente passou a ser cobertura do cotidiano, com muitos profissionais estimulados para o tema”, destaca Valdice Gomes, presidente do Sindicato dos Jornalistas. Para o coordenador do Núcleo de Ecojornalistas de Alagoas (NEJ-AL), Carlos Roberto Pereira, além de mais espaço nos veículos de comunicação, a cobertura ambiental vem ganhando em qualidade.
"A ideia nascida numa de nossas reuniões internas, encontrou terreno fértil nas parcerias com a Braskem e o Sindhornal e hoje é sucesso crescente, comemorando sua décima edição. A significativa presença dos assuntos ambientais em nossa midia e a notável qualidade destas matérias é comprovação dos resultados do projeto”, destaca Reinaldo Falcão, presidente da Abes-AL. Para ele, a Abes cumpre seu papel de incentivar a melhoria do nosso meio ambiente pela conscientização e envolvimento de todos.
O gerente de Relações Institucionais da Braskem, Milton Pradines, também ressalta a importância do Prêmio Octávio Brandão para o jornalismo e a sociedade alagoana: “tudo o que fazemos hoje precisa ter uma preocupação ambiental e a visão de sustentabilidade. É um conceito não só empresarial, mas que deve fazer parte da vida de todos. A Braskem se orgulha de incentivar os jornalistas e os veículos de comunicação a disseminarem essa política”, afirmou.