Doutorando é aceito em evento internacional de Matemática

Trabalho na área de análise em equações expressivas será apresentado no México


- Atualizado em
Isnaldo faz parte do corpo discente da Ufal desde 2005
Isnaldo faz parte do corpo discente da Ufal desde 2005

Jhonathan Pino - jornalista

O aluno de Doutorado em Matemática da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em associação com a Universidade Federal da Bahia (Ufba), Isnaldo Isaac Barbosa, teve trabalho selecionado para o Mathemathical Congress of the Americas, evento internacional que acontece a cada quatro anos e que em agosto deste ano terá Guanajuato, no México, como sede do evento.

Conforme Isnaldo, a escolha do seu trabalho para o congresso, deve-se a sua participação em outros eventos do gênero. “Em agosto 2012, eu participei de um evento internacional no Impa [Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada], onde apresentei parte do meu trabalho, realizado na área de Análise em equações expressivas. Na ocasião alguns pesquisadores renomados se interessaram pelo tema”, relata.

A sua participação no evento do IMPA deu-se após Isnaldo passar seis meses como aluno-visitante da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no primeiro semestre de 2012. Nesse período ele pôde complementar a pesquisa, que foi apresentada novamente no Encontro Nacional de Análise Matemática e Aplicações (Enama), em Aracaju, no mês de novembro. “Foi mais uma oportunidade para que eu encontra-se com uma plateia repleta de especialistas na área de pesquisa”, relata.

Aquele não foi o único contato de Isnaldo com a universidade fluminense, pois é lá que se encontra o seu orientador, Adán Corcho, que foi professor da Ufal na mesma época em que Isnaldo fez sua graduação e pós-graduação na universidade alagoana. Com isso, UFRJ torna-se estratégico para aliar os contatos com o orientador ao aprimoramento de suas pesquisas. “Este trabalho deve virar artigo para ser publicada em uma revista científica”, planeja.