Estudantes de Comunicação Social visitam o Museu de História Natural

Ação faz parte de projeto de extensão voltado para divulgação científica, coordenado pela professora Magnólia Santos

Equipe da Agência Ciências Alagoas e biólogos trocam ideias no Laboratório de Herpetologia do Museu de História Natural da Ufal

Pedro Barros – estudante de Jornalismo

Membros da Agência de Notícias Ciência Alagoas, projeto de extensão do curso de Comunicação Social, visitaram quatro órgãos da Universidade Federal de Alagoas dedicados à pesquisa e à divulgação científica no bairro do Farol. Na quinta-feira (9), o grupo acompanhou as atividades do Museu de História Natural (MHN), da Usina Ciência, do Laboratório de DNA Forense e dos Laboratórios Integrados de Ciências do Mar e Naturais (Labmar).

Segundo a professora Magnólia Rejane dos Santos, coordenadora do projeto, a atividade da agência é divulgar a pesquisa científica e os produtos tecnológicos desenvolvidos em Alagoas e na Região Nordeste. "Buscamos promover a difusão da ciência e a educação científica para a população em geral, particularmente, alunos de escolas públicas de Alagoas", explica. A visita às instalações da Ufal tem como objetivo criar diálogo mais efetivo entre os comunicadores e os cientistas. "Como você vai falar sobre ciência sem conhecer o mundo da ciência?", questionou.

A estudante do 5º período de Relações Públicas, Lívia Enders, considera a oportunidade importante para a Agência e para sua vida profissional. "Todos os estudantes de uma universidade federal deveriam ter obrigação de saber as extensões de sua instituição. A população também precisa saber que existem objetos de estudo muito bons", comentou. "Eu, particularmente, não sabia de muita coisa que existia ali dentro, me surpreendi com o laboratório de DNA Forense e o de Paleontologia".

A coordenadora do projeto já planeja novas visitas aos diversos setores da Ufal. "Pretendemos ir ao Museu Théo Brandão e ao Espaço Cultural; ao Centro de Ciências Agrárias (Ceca) e aos demais campi da universidade no interior, além de fazer um tour pelo próprio Campus A. C. Simões", contou Magnólia.

A Agência de Notícias Ciência Alagoas existe desde 2009, mas permaneceu um tempo com as atualizações reduzidas por falta de estagiários. Com o apoio do Programa de Ações Interdisciplinares (Painter), criado em 2012, o projeto recebeu seis bolsas e passa por momento de renovação. A agência está presente nas redes sociais Twitter e Facebook e publica notícias em seu blog.

O MHN, o Labmar, a Usina Ciência e o Laboratório de DNA Forense estão localizados na Av. Aristeu de Andrade, nº 452, Farol.