Universitários levam medalhas e troféus para o Campus do Sertão
Destaque no Juas 2012, a equipe foi vice-campeã de Tae Kwon Do; a atleta Shirlem Araújo foi campeã feminina na categoria até 53 quilos e campeã de poomse do Norte/Nordeste
- Atualizado em
Diana Monteiro - jornalista
O resultado dos Jogos Universitários Alagoanos (Juas) 2012 deixou orgulhosa toda comunidade do Campus do Sertão. A equipe de Delmiro Gouveia conquistou o vice-campeonato estadual da modalidade Tae Kwon Do, além do destaque para a aluna Shirlem Araújo, que foi a campeã feminina na categoria até 53 quilos. O diretor-geral daquela unidade, Agnaldo José dos Santos, comemorou a conquista e ressaltou a importância dos títulos para o Ufal e para população sertaneja.
Faixa preta no Tae Kwon Do, Shirlem Araújo também é campeã do Norte/Nordeste na técnica de movimentação conhecida como “poomse”. Ela foi selecionada para o Campeonato Brasileiro promovido pela Federação de Tae Kwon Do, a se realizar em setembro, com data e local ainda não definidos.
Shirlem Araújo é estudante do curso de Pedagogia de Delmiro Gouveia e pratica a modalidade há seis anos, na única academia da cidade. Natural do município, ela disse ter iniciado a prática de esporte com karatê. “Despertei depois para o Tae Kwon Do, que é uma arte sul-coreana e, como aluna da Ufal, tive a oportunidade de participar de um campeonato para a modalidade”, disse Shirlem, destacando ter sido fundamental o apoio da instituição na competição. Ela ministra aula na Academia Derion Rwa (Luta de Fogo) para crianças de 6 a 12 anos de idade e ressalta o apoio da família para a prática do esporte.
“Precisamos entender o esporte como algo fundamental para a vida e, mesmo sabendo que ainda temos um caminho enorme para percorrer, temos que superar os desafios”, disse o reitor Eurico Lôbo, parabenizando o desempenho dos atletas participantes da competição estadual dos Jogos Universitários, que resultou para a Universidade Federal de Alagoas, além de diversas medalhas, 17 troféus em várias modalidades desportivas.
A solenidade, no auditório Nabuco Lopes, foi conduzida pela professora Leonéa Santiago, do curso de Educação Física do Campus A. C. Simões e também responsável pela Gerência de Esporte, criada pela Pró-reitoria Estudantil (Proest) para o estímulo e investimento na área. Leonéa destacou o incentivo que a gestão da Ufal vem dando ao esporte com incentivos nessa área e citou o Laboratório de Ensino do Núcleo, do curso de Educação Física, que agrega 11 atividades físicas e sua importância para a formação acadêmica e profissional dos alunos. Ela anunciou a prática das modalidades desportivas Tênis de Mesa e Xadrez, recém-implantadas no Campus do Sertão.
O pró-reitor Estudantil, Pedro Nélson Ribeiro, parabenizou os atletas campeões pelo esforço e empenho e anunciou que dentro de poucos dias será lançado o edital para o Bolsa Atleta, criado para motivar e estimular a prática de esporte no âmbito da instituição. A Bolsa Atleta consiste em mais um investimento nessa área, a exemplo do futuro Parque Esportivo no Campus A. C. Simões.
Educação e esporte
Integraram também equipe de Tae Kwon do Campus do Sertão os seguintes atletas: Emanoel Firmino, Anderson Sandes, Rafael Gomes, Zenilton Rocha, Sérgio Mendes, Lucas Mendonça, Lucas Azevedo, Lucas Viana, Emerson Máximo, Vagner Lucas e Iran Leandro Ferreira. Todos treinam na mesma academia e consideram o entrosamento importante para os bons resultados da equipe, assim como para a consolidação da prática da modalidade que faz bem a saúde mental e física. Além do condicionamento físico o Tae Kwon Do proporciona auto controle, disciplina e concentração, dentre outros benefícios.
“É uma grande honra levar para o Campus do Sertão e para a comunidade acadêmica esse resultado do JUAS 2012 e a Ufal foi fundamental em todo esse processo da competição estadual”, disse o atleta Anderson Sandes, do curso de Pedagogia , que há três anos pratica a modalidade em até 58 quilos, onde é faixa dourada. Para o atleta Emanoel Firmino do curso de História, faixa verde na modalidade, categoria até 58 quilos, é preciso ampliar a prática do esporte para os demais colegas. “É importante abrir novos caminhos entre educação e esporte para que caminhem juntos”, frisou Anderson que treina há três anos a arte sul-coreana.
Participar pela primeira vez de um campeonato na modalidade é, na opinião de Zenilton Rocha, fruto do apoio da Ufal, e o êxito obtido no Juas 2012, segundo ele, demonstra a capacidade do Campus do Sertão de competir e conquistar vitórias. “Treino Tae Kwon Do para dar exemplo aos 270 jovens carentes na faixa etária de 7 a 13 anos, que são assistidos pela Fundação Garagem Hip Hop de Delmiro Gouveia. A fundação desenvolve vários projetos voltados a atividades físicas, como Dança de Rua e Ginástica na Praça”, diz o atleta, que preside a ONG, é estudante do curso de Engenharia Civil e está há 10 meses praticando a modalidade. Zenilton é faixa dourada na categoria até 68 quilos.
Para o atleta vice-campeão Rafael Gomes, também do curso de Engenharia Civil, os princípios da arte marcial oportunizam por em prática uma filosofia de vida. Ele treina há seis anos a modalidade, onde é faixa azul, na categoria até 78 quilos e destacou também o empenho da equipe e o apoio para a conquista do vice-campeonato no Juas 2012.
Dificuldades
Sabendo que há um futuro a desbravar, a equipe de premiados do Campus do Sertão diz que uma das maiores dificuldades para a consolidação da arte como modalidade esportiva é a falta de apoio e de valorização à prática que tem grande benefício para a saúde física e mental do ser humano. “Em Delmiro Gouveia a Academia Derion Rwa (Luta de Fogo), que existe há 10 anos, tem preparado atletas competitivos, mas por falta de apoio nunca promoveu campeonatos, mesmo com projetos implantados e consolidados. A participação e resultado obtido no Juas 2012 representam para nós um salto qualitativo na modalidade esportiva que abraçamos como filosofia de vida”, destacam os atletas sertanejos.