Exibição de filmes motiva e agrega alunos do curso de Psicologia

Iniciativa é do Programa de Educação Tutorial (PET) e tem a finalidade de despertar o interesse dos alunos pelo curso


- Atualizado em
Alunos assistem ao filme A pele que habito
Alunos assistem ao filme A pele que habito

Diana Monteiro – jornalista

A recente exibição do filme “A pele que habito”, promovida pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas, não figura apenas como mais uma ação acadêmica, dentre tantas estruturadas. O objetivo principal é possibilitar aos alunos ingressantes o interesse pelo curso, já que os mesmos encontram dificuldades de fazer a identificação das disciplinas da matriz curricular dos semestres iniciais com a Psicologia, o que, segundo o grupo, esse é um dos motivos causadores da evasão de alunos no início da vida acadêmica.  

Para essa finalidade foi implantado pelo PET o projeto de extensão “Psicologia em Tela”. No próximo semestre letivo será a 6ª edição, no início da turma 2013.2.  A partir daí, são iniciados os preparativos para a edição do evento, o que inclui a escolha do filme pelos alunos  e dos debatedores para  a temática selecionada.

“É possibilitado aos alunos opinarem sobre os temas e filmes que abordem assuntos de seu interesse. Isso promove a participação e a discussão de questões que atendem a demanda dos estudantes, a integração entre eles, e deles para com o curso. A atividade é aberta para os estudantes da graduação de Psicologia e de outros cursos”, disse o professor Jefferson de Souza Bernardes, coordenador e tutor do PET de Psicologia.

Atividades

Criado em 2008, o PET do curso de Psicologia da Ufal completa em dezembro 5  anos de existência e conta, atualmente, com participação de 16 alunos, dentre eles, 12 bolsistas e 4 colaboradores. Várias ações são promovidas voltadas à formação acadêmica e profissional. São elas: oficinas: “Aprender a pesquisar em Banco de Dados”; e “Psicologia em Apresentação”, que trata sobre recursos para apresentação de trabalhos acadêmicos. Há também as atividades PET produz e Psicologia em curso, que realiza minicursos para os alunos;

Na área de pesquisa, destacam-se a inserção da Psicologia na atenção primária em saúde e Psicologia dos desastres (prevenção).  Entre as atividades de extensão,  estão: Em diálogo com a cultura afro-brasileira; Grupo de Referência de Psicologia do CAPS de Alagoas; Viver com ela; e o Projeto Psicologia em Tela. Em pleno desenvolvimento o projeto Psicologia em Literatura com rodas de leitura enfocando temáticas específicas.