Alunos da Ufal criam o primeiro clube de Rugby em Arapiraca

Bráulio Lima e Douglas Henrique trouxeram a experiência para o município após intercâmbio em Portugal

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

Uma experiência de intercâmbio é sempre interessante para quem participa. Conhecer a cultura, o idioma, as pessoas e a realidade de outro lugar, também. Os estudantes Bráulio Lima e Douglas Henrique, do curso de Educação Física do Campus da Ufal em Arapiraca, são a prova disso. Durante o tempo em que estiveram na Universidade de Coimbra, em Portugal, tiveram a oportunidade de conhecer o Rugby, esporte tradicionalmente conhecido em países da Europa, África e Oceania.

Durante o tempo em que participamos do intercâmbio, tivemos a possibilidade de estudar a disciplina Estudos Práticos – Rugby. Foi quando conhecemos a modalidade e aproveitamos para participar de alguns eventos em que este esporte sempre era citado. Mas, quando voltamos de viagem, trouxemos de Portugal algumas bolas de Rugby e começamos a convidar o pessoal para jogar. No começo não tinha muita gente, mas aos poucos outras pessoas começaram a aparecer”, relembrou Douglas Henrique.

E assim surgiu a prática do esporte em Arapiraca. Com treinos realizados em duas vezes na semana, às quartas e aos sábados, no Parque Ceci Cunha e no Clube do Servidor Arapiraquense, a equipe “Arapiraca Rugby Club” joga e se diverte sem restrições de público. “Antes não possuíamos locais para realizar nossos treinamentos. Porém, com o apoio da Prefeitura de Arapiraca, conseguimos esses dois lugares”, salientou Bráulio Lima.

Além do apoio da Prefeitura de Arapiraca, Bráulio e Douglas também contam com a ajuda de alguns colegas do curso de Educação Física. “Os amigos Jonatan de Moura, Rapahel Klewdson e Ítalo Lisboa também estão conosco, participando e nos ajudando para termos uma melhor organização devido ao número de participantes, que cresceu muito nos últimos dias. Já chegamos a ter mais de 50 pessoas por treino, isso é muito bom”, destacaram os amigos.

Jogando e aprendendo

De acordo com o estudante Bráulio Lima, o “Arapiraca Rugby Club” utiliza-se de uma metodologia pedagógica no ensino do esporte, o que valoriza princípios e disciplina dos participantes. “Além de ser um esporte diferente, utilizar esse método contribui para a desmistificação do Rugby de ser um esporte violento por causa de seu contato físico, ou seja, são barreiras que estamos ultrapassando para que as pessoas possam apreciar o esporte com outros olhos. Tanto homens quanto mulheres podem participar dos jogos”, comentou.

Novidades

Outro ponto de destaque do “Arapiraca Rugby Club” é a participação na festa de comemoração do centenário do Centro Sportivo Alagoano (CSA), quando a equipe jogou contra o time de Maceió, no campo do Mutange. Além disso, as equipes irão se unir para uma disputa no Nordestão de Rugby, a ser realizado no próximo dia 6 de outubro. “Vamos participar de um jogo de repescagem do Nordestão aqui em Arapiraca e estaremos fazendo uma parceria com o time de Maceió. A ideia é formar o clube 'Alagoas Rugby' para enfrentar a equipe do Paulista de Pernambuco”, destacaram os estudantes.

Conheça mais sobre o clube visitando a fanpage: Arapiraca Rugby Club.