Estudante de Pedagogia vai representar Ufal em Congresso Nacional de Educação
Ádson de Lima Silva vai apresentar o trabalho “Contribuições do Pibid-Pedagogia/Ufal na formação inicial dos licenciandos: a pesquisa-ação como prática de reflexão”
- Atualizado em
Deriky Pereira – estudante de Jornalismo
O curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas comemora mais uma conquista de seus estudantes. Desta vez, Ádson de Lima Silva está se preparando para representar a instituição alagoana na 6ª edição do Congresso Nacional de Educação (Educere). O evento será realizado entre os dias 23 e 26 de setembro na Universidade Católica do Paraná, em Curitiba.
No Congresso, o estudante irá apresentar o trabalho “Contribuições do Pibid-Pedagogia/Ufal na formação inicial dos licenciandos: a pesquisa-ação como prática de reflexão”, resultado de experiências vivenciadas por ele em sua participação nos projetos pedagógicos desenvolvidos na Escola Estadual Monsenhor Benício Dantas e que estão sendo desenvolvidos na Escola Estadual Dep. Guilhermino de Oliveira.
“É necessário que a teoria e prática caminhem juntas, ou seja, os saberes apreendidos na universidade devem se fazer presentes em nossa atuação, enquanto bolsistas e futuros professores e o Pibid tem dado essa oportunidade, de atuar e refletir sobre a minha prática pedagógica na busca por melhores resultados na aprendizagem dos sujeitos envolvidos”, completou o estudante, que também se diz realizado em participar do projeto.
O projeto de Ádson contou com a coordenação da professora Sandra Regina Paz, que também falou sobre o assunto. “O trabalho discute os principais aspectos do Pibid de Pedagogia da Ufal e faz referência à pesquisa-ação, metodologia que fundamenta o subprojeto e que se configura como meio prático na resolução dos problemas vivenciados na prática educativa. Outro aspecto discutido diz respeito ao papel do professor-pesquisador, sujeito fundamental neste processo de reflexão”, explicou a professora.