Inscrições de subprojetos para o Pibid vão até esta sexta-feira

Programa é destinado a alunos de licenciatura, financiado pela Capes e visa ao aperfeiçoamento e à valorização da formação de professores para a educação básica

Redação Ascom

A Universidade Federal de Alagoas está com inscrições abertas para projetos institucionais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). O prazo para envio é até esta sexta-feira, 13 e deve ser feito à comissão da Ufal pelo e-mail coordenaçãopibidufal@gmail.com, junto com documento do colegiado indicando os coordenadores de área.

Financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Pibid é uma iniciativa para aperfeiçoamento e valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES), em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

Os projetos devem promover inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica, para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas, com orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola básica.

A comissão da Ufal será responsável por selecionar e uniformizar os subprojetos com o projeto institucional para garantir a articulação das ações. Atualmente coordenado pelos professores Wilmo Ernesto Francisco Junior e Sineide Montenegro, o Pibid da Ufal conta, atualmente, com projetos em todas as suas licenciaturas presenciais e na licenciatura não presencial de Pedagogia.

“O programa vem sendo marcante na formação dos novos docentes, bem como para fortalecer a imprescindível interação entre universidade e escolas públicas na formação de professores. Os resultados do programa já são muito concretos e tendem a impactar ainda mais o cenário educacional regional e brasileiro”, argumentou Wilmo.

Ainda de acordo com o professor Wilmo, "mais do que um programa que concede bolsas, o diferencial do Pibid é sua capacidade de formação de pessoas, pautada em ações coletivas.”

Mais esclarecimentos podem ser obtidos na página da Capes ou pelo endereço: coordenaçãopibidufal@gmail.com