Prorrogadas inscrições para capacitação sobre plataforma Moodle

45 vagas estão sendo oferecidas e as inscrições podem ser feitas até a próxima segunda-feira, dia 16

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

Estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) que atuam como monitores nos cursos devem ficar atentos. Estão abertas até a próxima segunda-feira, dia 16, as inscrições para um curso de capacitação sobre o uso da plataforma Moodle. 45 vagas estão sendo ofertadas e os interessados podem se inscrever pelo link a seguir: http://goo.gl/NEA8a9.

De acordo com a coordenadora Lucineide Souza, o curso será realizado entre os dias 21 e 28 de setembro com uma carga horária de 20h, sendo 8h presenciais e 12h a distância, reforçando que o curso se faz necessário devido a implantação da Portaria 4.059/04, que prevê a destinação de 20% das aulas em modalidade semipresencial para uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Conhecer as novas ferramentas das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) torna-se necessário à formação dos monitores para fazer emergir diretrizes metodológicas que oportunizem um processo de ensino-aprendizagem dinâmico, construtivo e interativo, contribuindo para a melhoria da qualidade das aulas a distância na Ufal”, explicou Lucineide.

O curso “Plataforma Moodle para Monitores: Ambiente de Ensino e Aprendizagem” é uma parceria entre as pró-reitorias de Extensão (Proex) e de Graduação (Prograd), a Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) e a Faculdade de Nutrição (Fanut).

Metodologia e objetivos do curso

As aulas do curso serão desenvolvidas de forma interativa e prática, com encontros presenciais nos dias 21 e 28 de setembro. “Nas aulas presenciais, os monitores irão conhecer as especificidades do AVA e a função do monitor de disciplinas semipresenciais e a distância por meio de navegação à plataforma Moodle. Já as aulas online serão aproveitados por meio de participação em fóruns e postagem de atividades que serão orientadas pelo tutor online do curso”, disse a coordenadora.

Segundo ela, além de introduzir o uso do AVA, o curso deve apresentar aos monitores as interfaces disponibilizadas pelo ambiente Moodle. “Além de mediar a construção coletiva de conhecimento numa perspectiva de autonomia e autogestão, no âmbito de um processo colaborativo de formação de alunos/monitores com a plataforma, fomentando um espaço de colaboração, aprendizagem e potencialização online”, salientou.