Alunos da Ufal criam projeto para divulgar produção cultural

A iniciativa tem como objetivo abrir um leque de opções artísticas para conhecimento de todos os alagoanos

Sidinéia, Ananiel, Américo e Déborah atuam no projeto CulturAL Social Media

Keila Oliveira – estudante de Jornalismo

Divulgar a produção cultural de Alagoas. Tudo o que você quiser saber sobre eventos, ações culturais e artísticas, intervenções e muito mais pode ser visto no projeto CulturAL Social Media, uma fanpage criada pelos estudantes de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Américo Cavalcante, Ananiel Antônio, Déborah Moraes e Sidinéia Tavares.

A ideia surgiu após os alunos participarem de uma disciplina que possuía como atividade a criação de um produto midiático em uma plataforma digital. Assim, eles criaram o MusicAL, um blog com o objetivo de mostrar os talentos musicais do Estado. Mas, com o término da disciplina, os amigos decidiram manter o projeto criando uma página no Facebook a fim de atingir diversos públicos e ampliar a divulgação dos eventos.

As redes sociais estão em ascensão e como elas atingem rapidamente diversos públicos, vemos nesta mídia a oportunidade de divulgar, não só artistas da música alagoana, como também outras ações de Alagoas. Então, auxiliamos o acesso da pessoa que gosta de cultura e possibilitamos, de certa forma, às pessoas que possuem pouco contato com as produções alagoanas, a apreciação de outras opções artísticas”, explica Américo Cavalcante, um dos organizadores da iniciativa.

Resposta do público

No ar há aproximadamente duas semanas, o projeto chama atenção pelo rápido crescimento: somente no primeiro dia, a página CulturAL Social Media obteve mais de 300 curtidas, entusiasmando bastante os estudantes. Para Déborah Moraes, isso comprova que o público estava carente desse tipo de ação.

Hoje já estamos com quase 600 curtidas. Esse crescimento rápido foi um misto de surpresa, empolgação, mas a certeza de que estávamos fazendo algo desejado por muita gente, percebemos a contribuição que isto estava dando às outras pessoas”, comemorou.

Perspectivas

Américo, Ananiel, Déborah e Sidinéia revelaram, ainda, que desejam expandir seu trabalho para outras plataformas, tais como YouTube, Twitter, criando um novo blog para disponibilizar mais informações das atividades, além de fazer a cobertura de eventos que divulgam.

Também almejam parcerias com associações e centros culturais para divulgar, apoiar e acompanhar as produções e convidam o público a participar do projeto. “As pessoas também podem colaborar enviando sugestões de eventos, ações ou artistas locais, para o nosso e-mail: culturalsocialmedia@gmail.com”, concluem os estudantes.