Atleta de badminton se destaca em competições e quer divulgar o esporte em Alagoas
Bruno Sarmento começou a praticar badminton há três anos e já coleciona medalhas
- Atualizado em
Lenilda Luna - jornalista
Um esporte que nasceu na Índia, durante a colonização britânica, é a atividade esportiva mais praticada na Ásia, onde ganha até do nosso popular futebol, e se tornou modalidade olímpica na década de 90. O badminton utiliza uma raquete mais comprida do que a de tênis e, no lugar da bola, joga-se uma peteca.
Há três anos, esse foi o esporte que conquistou o estudante de Contabilidade da Ufal, Bruno Sarmento de Oliveira, de 20 anos. Em Alagoas, são poucos os grupos que praticam essa modalidade. Bruno participou recentemente de competições em Sergipe e Paraíba e pretende divulgar o esporte. "Quero que mais pessoas se apaixonem pelo badminton para termos mais competições no Estado e formarmos uma seleção para participar de torneios nacionais", projeto o atleta.
Para isso, Bruno tem participado de atividades de divulgação, como o workshop de badminton que foi realizada na Semana de Letras, em setembro deste ano. "Temos já algumas escolas particulares em Alagoas que oferecem essa atividades esportiva. Mas ainda é preciso muito para tornar o esporte mais conhecido e praticado", ressalta Bruno.
Competições e medalhas
Em julho deste ano, o Festival Esportivo Verter Paes Cavalcanti, promovido pela Universidade Federal de Alagoas, incluiu badminton entre as modalidades disputadas. Bruno Sarmento conquistou a medalha de ouro, na disputa em dupla, ao lado de Vitor Gabriel Ferreira Santos Leão. A disputa ajudou a divulgar mais o esporte na Ufal, que conta com um núcleo coordenado pelo professor Eriberto José Lessa de Moura.
Na Taça Super Badminton, realizada em João Pessoa, na Paraíba, em agosto deste ano, Bruno Sarmento teve duas conquistas: a medalha de bronze, em dupla, e a medalha de atleta com comportamento mais gentil, ou fair play. "Essa competição foi importante para mim, porque tive a oportunidade de jogar com atletas da seleção brasileira de badminton que estavam participando da disputa", comemora o atleta. Essa foi a primeira competição fora do Estado para os atletas alagoanos, e eles trouxeram oito medalhas.
Ainda em agosto, Bruno participou da 3ª Copa Universitária de Badminton (CUBad), promovida pelo departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe, em parceria com a Federação Sergipana de Badminton. Nessa competição, ele conquistou o ouro na dupla masculina, jogando com Willian Felix de Oliveira Junior. Como não tem clube e nem patrocínio, Bruno financia as próprias viagens e representa a Ufal nesses eventos esportivos.
Mais recentemente, de 23 a 27 de setembro, aconteceu o Open Sesc de Badminton, na unidade do Poço, que reuniu vários interessados em conhecer e praticar o esporte. Nessa competição, Bruno Sarmento conquistou três medalhas de prata. "Eu tenho interesse em participar de mais algumas competições, mas hoje o meu foco é, principalmente, divulgar essa modalidade esportiva. Afinal, o Brasil vai estar representando no Badminton durante as Olimpíadas e esse esporte precisa ser mais conhecido em Alagoas", destaca o atleta.