Estudante realiza exposição em Galeria de Artes em Maceió

Artista plástico e universitário, Heway Verçosa faz, pela primeira vez, uma exposição solo

Artista em processo de montagem da Exposição

Déborah Moraes – estudante de Jornalismo

Ao entrar, esqueça as palavras”. É deste modo que o estudante do sexto período de Relações Públicas, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Heway Verçosa, de 24 anos, recepciona o público da sua primeira exposição solo, inaugurada no último dia 19, na Galeria de Artes da Unidade de Cultura Sesc Centro, em Maceió.

A exposição “Entre Aspas” é fruto do trabalho do estudante, também artista plástico, que pinta desde a adolescência, mas apenas há três anos vem se profissionalizando e ganhando espaço e reconhecimento no meio artístico local. “Eu pinto desde os 17 anos, mas apenas aos 21 tive um ‘estalo’ de que poderia me tornar profissional. Na época, eu estava no segundo ano do curso de Administração na Ufal e esse foi um dos fatos que me fez também ter coragem para mudar de curso”, explica Heway.

A oportunidade de realizar a exposição, que tem montagem e curadoria do próprio artista, surgiu através de convite da Coordenação Artística Cultural (Carc) do Sesc Alagoas depois da participação do artista em outras atividades da instituição, como a Mostra Aldeia Sesc Guerreiro das Alagoas, em setembro deste ano, quando Heway fez uma intervenção visual no Centro de Maceió.

Entre painéis em algodão cru e aquarelas, num fundo branco preto como representação da dualidade humana e fiações, estão sendo expostas 25 obras feitas em sua maioria com exclusividade para esta exposição. “Entre Aspas”, ganhou este nome para simbolizar a própria expressão, ou mesmo, o gesto feito com as mãos para explicitar que se deseja dar outro entendimento, outra possibilidade ao que se está dizendo. É um olhar sobre o cotidiano, que vai além do que é dito. “É justamente isso que eu quero que as pessoas sintam quando virem cada obra. Quero que elas façam uma leitura própria, que vejam o entre aspas, de acordo com a carga de vida de cada uma delas", diz o artista.

Heway tem entre suas principais influências artistas como Salvador Dalí, Pablo Picasso, Jean-Michel Basquiat e Paul Jackson Pollock, além de incentivo do artista alagoano, Pedro Lucena e a vivência acadêmica como grande impulso para mudança de olhar sobre seu trabalho: “Acho que quando você passa pela academia, principalmente por um curso que lhe jogue na cara a “humanidade” em si, você aprende a enxergar as coisas de outra maneira, um enxergar além, um olhar poético”.

O artista e estudante é também pesquisador do CNPq na área de identidade visual no campo do Branding e participa do projeto de extensão “Nuolho”, sobre cine clube de arte no campo da estética e deseja apenas que seu público entenda o que a exposição quer passar. “Tudo pode ter e ser mais profundo do que aparenta ter e ser a primeira vista. Eu quero que as pessoas leiam as sensações, leiam os sentimentos. Mesmo sem saber explicar, quero que as pessoas gostem muito de algo, de alguma obra, de algum detalhe. Eu quero isso. Colher o primitivo”, concluiu.

O quê: Exposição “Entre Aspas”

Quando: De 21 de outubro a 16 de Novembro

Onde: Galeria de Artes Sesc Centro (Unidade de Cultura Sesc Centro, Rua Barão de Alagoas, 229, Centro, Maceió-Alagoas).

Horário de visitação: Segundas-feiras às Sextas-feiras, das 9h às 18h.

Informações: 3326-3133 / http://www.sescalagoas.com.br

Entrada gratuita.