Monitores participam de capacitação sobre a plataforma moodle

Curso foi promovido com o objetivo de introduzir o Ambiente Virtual de Aprendizagem para os alunos


- Atualizado em
O curso foi realizado entre os dias 21 e 28 de setembro
O curso foi realizado entre os dias 21 e 28 de setembro

Deriky Pereira - estudante de Jornalismo

Estudantes da Universidade Federal de Alagoas que atuam como monitores em cursos de graduação participaram, entre os dias 21 e 28 de setembro, da capacitação sobre a plataforma moodle. O curso teve como objetivo introduzir o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para os alunos, fomentando um espaço de colaboração, aprendizagem e potencialização online.

Um dos professores da capacitação, Tarsis Marinho, falou sobre a importância do curso. Para ele, a extensão é o processo educativo, cultural e científico que articula ensino e pesquisa de forma indissociável. “Isso viabiliza a relação transformadora entre universidade e sociedade e tem um papel determinante na formação do aluno. Aqui, trabalhamos com as tecnologias da informação e comunicação e com a importância do papel do aluno tutor no processo de ensino e aprendizagem”, salientou.

O aluno Abraão Felipe, do 6º período de Pedagogia, participou do curso e disse acreditar que a capacitação possibilita uma melhor articulação entre tutor e monitor, promovendo um canal direto de comunicação entre ambos. “Acredito que esta é uma importante iniciativa da universidade, tendo em vista a melhoria do ensino no campus e saliento que estas iniciativas devem sempre acontecer para que o graduando tenha sempre alternativas de atividades que contribuam com a sua formação”, destacou.

O curso

Na abertura, estavam presentes Lílian Carmen, da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied); José Roberto Santos, representando a Pró-reitoria de Extensão (Proex) e Lucineide Souza, uma das coordenadoras do projeto, que esteve representando a Pró-reitoria de Graduação (Prograd). Durante a cerimônia, foi explicado que o curso se fez necessário devido a implantação da Portaria 4.059/04.

Essa plataforma prevê a destinação de 20% das aulas em modalidade semipresencial e, com isso, conhecer as novas ferramentas das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação torna-se necessário à formação dos monitores para fazer emergir diretrizes metodológicas que oportunizem um processo de ensino-aprendizagem dinâmico, construtivo e interativo, contribuindo para a melhoria da qualidade das aulas a distância”, explicou Lucineide.

Vale reforçar que o curso “Plataforma Moodle para Monitores: Ambiente de Ensino e Aprendizagem” é uma parceria entre as pró-reitorias de Extensão (Proex) e de Graduação (Prograd), a Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) e a Faculdade de Nutrição (Fanut).