Curso de Comunicação anuncia mudanças em regulamentação de TCC

Todo aluno que ingressa em uma formação superior sabe que ao final do curso terá de apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Vigente desde o ano de 2009, a regulamentação atual de TCC do Curso de Comunicação Social da Ufal deve passar por mudanças. A nova regulamentação já foi finalizada e agora aguarda, apenas, a aprovação do Colegiado do curso para entrar em vigor. Quem explica melhor as principais mudanças que devem ocorrer é a coordenadora de TCC do curso, professora Magnólia Rejane.

A professora Magnólia Rejane fala sobre a nova regulamentação do TCC para o curso de Comunicação Social

Madysson Weslley - estudante de Jornalismo

ASCOM/COS: O TCC vai passar a ter uma nova regulamentação?

Profª. Magnólia Rejane: Sim, a regulamentação que existia era de 2009 e nós já estamos em 2013, havia uma necessidade de atualização. Desde 2012 existe uma comissão que trabalha nestas mudanças. Outro aspecto, é que será implantado o novo Projeto Pedagógico do Curso, o que se torna um motivo a mais para esta atualização. A nova regulamentação está pronta. A comissão já finalizou o documento e agora o Colegiado precisa aprovar as mudanças.

ASCOM/COS: O que muda com a atualização?

Profª. Magnólia Rejane: A partir dessas mudanças haverá uma orientação maior e mais detalhada aos alunos para que eles saibam como proceder desde a matrícula até a apresentação do TCC. A matrícula para o TCC passa a ser feita no sétimo período. E deverá acontecer sempre nas duas primeiras semanas de aula. Outra questão que também vai mudar é que teremos um período específico para as defesas dos Trabalhos. Os alunos terão mais tempo para se preparar, já que a matrícula será feita no sétimo período, e deverão apresentar o TCC nas últimas semanas do oitavo período. O aluno que não conseguir apresentar o TCC no prazo passará para o semestre seguinte e deverá esperar para apresentar o Trabalho no final do período. Outra mudança, é que futuramente deve passar a existir duas coordenações de TCC. Uma para o curso de Jornalismo e outra para o curso de Relações Públicas.

ASCOM/COS: Mas se este aluno que perdeu o prazo inicial conseguir finalizar o trabalho antes do final do período ele poderá apresentar?

Profª. Magnólia Rejane: A depender do caso o aluno poderá recorrer ao colegiado com um requerimento e junto ao professor-orientador será feita uma avaliação da situação sempre pensando no melhor para o aluno e aí ele é autorizado, ou não, a apresentar o TCC.

ASCOM/COS: É importante que o aluno defenda o TCC no prazo?

Profª. Magnólia Rejane: Sim. Está planejado que ele consiga terminar o curso quando completar os oitos períodos. Então, se o aluno apresenta o TCC neste prazo ele pode ter logo o diploma em mãos. Além de poder confraternizar com os colegas o tempo que passaram juntos na universidade. Quando o aluno perde o prazo ele fica dependendo de decisões superiores já que está sem período letivo. É aconselhável que o aluno siga o fluxo normal para que nada atrapalhe a trajetória padrão. O aluno deve fazer a parte dele para que o colegiado e o curso cumpram também o que lhes é de dever.

ASCOM/COS: Quais os formatos de TCC que serão aceitos?

Profª. Magnólia Rejane: Em relação a isso a regulamentação não foi alterada. Continua valendo os trabalhos experimentais e as monografias. Mas agora vai haver um incentivo maior para que os alunos que tenham feito parte de projetos de extensão possam utilizar esta experiência para realizar o TCC, para que possamos cada vez mais harmonizar a tríade ensino, pesquisa e extensão. No tocante a orientação que damos aos alunos sobre como organizar seus trabalhos, existe a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que deve ser consultada, mas também o documento virtual que está disponível no site da Ufal sobre a normatização dos trabalhos acadêmicos (este documento se refere, apenas, a monografia, dissertação de mestrado e tese de doutorado).

ASCOM/COS: Qual a importância do Colegiado do Curso para o TCC?

Profª. Magnólia Rejane: O Colegiado é a instância que decide os destinos do curso do ponto de vista pedagógico, que se refere aos procedimentos que devem seguir os professores e ao planejamento de formação que devem seguir os alunos. Sempre que o aluno achar necessário poderá recorrer ao Colegiado, que se posicionará sobre o questionamento levantado.

ASCOM/COS: Existe um conselho que seja dado aos alunos que tanto temem o TCC?

Profª. Magnólia Rejane: É um trabalho onde o aluno desenvolve um projeto. Pode ser um projeto de pesquisa, uma experiência prática. No primeiro caso, o estudante produz uma monografia, que é um texto mais reflexivo, mais teórico. Se for uma experiência prática, além da experiência o aluno deverá fazer um relatório técnico. Este relatório tem uma parte de teorias, expostas de maneiras mais sucinta, mas tem principalmente o relato do roteiro de elaboração e prática do experimento jornalístico ou de relações públicas. O aluno não precisa, necessariamente, descobrir algo absolutamente novo, é preciso apenas que ele demonstre que tem um conhecimento básico e essencial para a formação. O TCC é apenas mais um trabalho, só que desta vez o último da graduação.