Estudante da Ufal conquista o 1º lugar em Congresso Brasileiro de Ornitologia

Jackson Fortaleza de Lima foi premiado na categoria Estudante de Graduação após apresentação de seu trabalho

O estudante Jackson de Lima foi premiado no Congresso Brasileiro de Ornitologia

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

O Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) comemora a participação do estudante Jackson Fortaleza de Lima no 20º Congresso Brasileiro de Ornitologia (CBO). No evento, ele conquistou o Prêmio Helmut Sick após ficar em primeiro lugar na categoria “Estudante de Graduação” com apresentação de seu trabalho “A influência da atitude de pequena escala na distribuição espacial e taxas de captura de aves em paisagem fragmentada de Mata Atlântica”.

Sob a coordenação do professor Márcio Efe, o estudo de Jackson foi realizado na Estação Ecólogica de Murici como parte de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e teve como objetivo avaliar os efeitos da fragmentação sobre a avifauna, demonstrando que a altitude não é um fator limitante para as espécies de aves que vivem nas bordas dos fragmentos florestais, mas pode limitar as espécies que habitam o interior da floresta. O trabalho também contou com a colaboração do professor Marcos Vital.

Esta é a segunda vez que Jackson participa de eventos na área de Ornitologia com apresentações de trabalhos. Para ele, a participação nesses eventos é importante, pois proporciona a troca de ideias com diversos autores do país que desenvolvem trabalhos na mesma área que o seu. "A participação nesse tipo de evento é indispensável para qualquer pessoa que trabalha com pesquisa, pois nesses eventos é uma das formas de conhecer os trabalhos que veem sendo realizado no restante do país. E são muitos trabalhos, interessantes e muito bons. Por isso, ganhar esse prêmio em meio a nata da ornitologia brasileira é de muita importância para mostrar o trabalho sério que vem sendo realizado em Alagoas com aves", declarou o estudante.

O prêmio e o evento

Heinrich Maximilian Friedrich Hellmuth Sick era alemão, foi naturalizado brasileiro e teve participação destacada na construção do conhecimento a respeito da avifauna brasileira, sendo considerado o maior ornitólogo do País. O Prêmio Helmut Sick, criado em sua homenagem, é uma agraciação da Sociedade Brasileira de Ornitologia para ser concedido aos melhores trabalhos de estudantes apresentados durante os Congressos Brasileiros de Ornitologia.

Nesta edição, o congresso foi realizado entre os dias 4 e 7 de novembro na cidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul e teve como tema A conservação das aves em ambientes modificados: um desafio sem fronteiras”. Este é o principal evento científico que congrega os pesquisadores brasileiros dedicados ao estudo das aves silvestres e chega a sua vigésima edição, sempre contribuindo para o desenvolvimento da área bem como para a difusão de novos conhecimentos e intercâmbio entre pesquisadores e estudantes.