Estudantes de Engenharia Civil concorrem a prêmio em Congresso Internacional
Os 4 bolsistas de Iniciação Científica viajam para Goiás neste fim de semana
- Atualizado em
Déborah Moraes – estudante de Jornalismo
Igor de Melo Oliveira, Glauber Batista Marques, Ricardo Vital Barroso e Weverton Marques da Silva, estudantes do 6° e 7° período, respectivamente, de Engenharia Civil da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), concorrem ao prêmio Augustin Ferreira, que é dado a jovens que desenvolvem pesquisas sobre soluções em métodos computacionais aplicados a problemas de todas as áreas da Engenharia.
A premiação será realizada durante o 34º Congresso Ibero Latino Americano de Métodos Computacionais em Engenharia (Cilamce), na cidade de Pirinópolis em Goiás, para onde eles viajam neste final de semana. Nesta edição, 15 trabalhos foram selecionados, sendo 4 deles da Ufal, o que representa 27% de todos concorrerão ao prêmio.
“O fruto das pesquisas que estão sendo desenvolvidas é sempre a publicação em periódicos ou a apresentação em congressos especializados. E no caso deles, em especial, participar concorrendo a um prêmio só valoriza ainda mais o trabalho que está sendo desenvolvido na Ufal. E isto é um resultado que está se repetindo na iniciação científica, mestrado e doutorado”, frisou o professor Fábio Ferreira, orientador de um dos trabalhos selecionados.
Para o evento, que será entre os dias 10 e 13 de novembro, os estudantes viajam durante este final de semana – alguns, com recursos próprios, outros contam com recursos cedidos pelo Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV) do qual são bolsistas e orgulho para o Centro de Tecnologia (Ctec).
“É uma sensação de orgulho ver que o que está sendo investido, em recursos e esforços, pelos docentes, discentes e universidade, no Centro de Tecnologia, está dando frutos. Os quatro foram meus alunos e eu os acompanhei desde o 1º período e a maior certeza que eu tenho hoje é que a Universidade será bem representada”, disse Adriana Weber, coordenadora do curso de Engenharia Civil.
Os trabalhos
Os trabalhos elaborados pelos estudantes têm como objetivo elaborar softwares para facilitar a aplicabilidade de fórmulas de padrão de trabalho dentro de diferentes áreas da Engenharia, como por exemplo, o recolhimento de petróleo, a fabricação de tubos para esse recolhimento. São eles:
-
Determinação de configurações estáticas de linhas de encoragem e risers utilizando refinamento incremental de malhas, de Weverton Marques da Silva
-
Desenvolvimento e implementação de guinchos para recolhimento e pagamento de linhas no framework doolines, de Ricardo Vital Barroso
-
A graphical user interface for statistical data treatment applied to structural reliability analisys, de Igor Oliveira
-
Modelagem computacional de materiais heterogêneos via Método dos Elementos de Contorno, de Glauber Batista Marques
Para os estudantes, a expectativa de apresentação é a melhor possível. “A nossa intenção é poder representar bem a Ufal e, quem sabe, termos as nossas pesquisas premiadas”, concluem.
Mais informações no site do Congresso.