Aluno de Sistemas de Informação vence Concurso Nacional de TCC

Primeiro estudante formado no curso em sua modalidade a distância, Denys Rocha ficou em 1º lugar no Congresso Brasileiro de Informática na Educação, realizado na Unicamp

Denys Rocha recebe o prêmio

Roberta Araújo – jornalista

Denys Felipe Souza Rocha foi o primeiro aluno formado no curso de Sistemas de Informação (SI), na modalidade a distância, a receber o prêmio de melhor Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no Concurso de Tese e Dissertações do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), realizado no mês de novembro na Unicamp, São Paulo.

Sinto a sensação de dever cumprido e muito feliz pela conquista, pois sei que dei o meu melhor. A felicidade é ainda maior por ser o primeiro aluno formado na EAD [Educação a Distância] a conquistar o prêmio no CBIE, representando o nosso Estado e Universidade Federal de Alagoas”, comemorou Denys.

O trabalho, que tem como tema “AssistLibras: Um Assistente Gráfico para a Construção de Sinais 3D da LIBRAS”, é sobre um assistente gráfico que tem por objetivo criar a matéria-prima da Língua Brasileira de Sinais de forma que outras tecnologias educacionais possam fazer uso.

Denys Rocha, que vem participado do CBIE desde 2010, conta que sempre teve vontade de concorrer. “Todos os anos a Ufal tem representação no concurso e este ano foi a minha vez de concorrer, juntamente com o colega Ranilson Paiva e o professor e orientador Ig Bittencourt”.

Outra conquista do estudante foi ser o primeiro aluno EAD do curso de Sistemas de Informação a ingressar no mestrado de Informática da Ufal. Com a premiação no congresso, ele se transforma em referência e exemplo da qualidade do curso na modalidade a distância.

Fiquei muito feliz com o resultado, desejava ficar entre os três primeiros. Felizmente fui agraciado com o primeiro lugar. Este prêmio é resultado de um grande esforço em pesquisa aplicada à informática na educação, pois é o que nos propomos a fazer com empenho e determinação”.