Interação entre Relações Públicas e Secretariado Executivo é tema de TCC

Aluna Viviane Braga, que também foi bolsista da Ascom/Ufal por um ano, relacionou suas duas graduações e obteve nota máxima

Viviane entre sua banca examinadora e o secretário da Paz

Ascom Sepaz

A experiência de trabalho na Secretaria de Estado de Promoção da Paz foi analisada do ponto de vista acadêmico e apresentada, no fim desta sexta-feira (13), como trabalho de conclusão do curso de Relações Públicas na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Com o tema “Relações Públicas e Secretariado Executivo: dois caminhos para uma comunicação de excelência”, a servidora da Sepaz Viviane Braga analisou como as duas competências profissionais auxiliaram na rotina da Assessoria de Comunicação da pasta.

Viviane, que já é bacharel em Secretariado Executivo, utilizou suas experiências de trabalho tanto como assessora direta do secretário da pasta e como membro da equipe da Assessoria de Comunicação para alinhar e reestruturar as estratégias de comunicação, auxiliando os jornalistas e publicitário.

O TCC analisou as etapas de implementação da nova rotina de trabalho e também como a secretaria lidou com os momentos de crise, sugerindo formas de relacionamento com a mídia, o próprio Governo e os públicos da Sepaz.

“Escolhi este tema por estar dentro da Secretaria trabalhando e vivenciando na prática o que aprendi na academia, reunindo meus dois campos de conhecimento. O Governo de Alagoas proporcionou experiências práticas de Relações Públicas para mim através da Secretaria de Estado de Promoção da Paz”, explicou Viviane.

A acadêmica defendeu o TCC de Relações Públicas perante banca composta pela professora orientadora Edna Cunha, professor Amilton Gláucio e o profissional convidado Audrey Trevas, Relações Públicas da Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades). Na plateia, estavam presentes o presidente em Alagoas da Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP), Douglas Medeiros, e o secretário de Promoção da Paz, Adalberon Sá Júnior.

“Este trabalho nos permite ver que aquilo discutido enquanto Secretaria da Paz, ainda que recente, começa a ser explorado e debatido na academia, apontando a importância e relevância social da secretaria. Além disso, o Governo do Estado e a Sepaz são apontados como laboratório, produzindo comunicação de excelência, como apontado pelos professores da banca”, disse Adalberon.

Coube ao professor doutor Amilton Gláucio a provocação final sobre o TCC de Viviane e ressaltou a importância da criação da Sepaz. “A Secretaria da Paz é de profunda relevância social em nosso estado, considerando o contexto cultural de violência e a dependência das drogas. Me alegra ver os alunos produzindo cada vez mais material prático, baseado em experiências reais, e ver ex-alunos consagrados como profissionais. Sugiro a vocês, pela experiência adquirida, que escrevam um livro sobre Relações Públicas Governamentais, com foco na cidadania. Temos vários exemplos do setor privado, mas vocês têm um conhecimento real que deve ser aproveitado”, defendeu.