Pessoas com deficiência participam de atividades promovidas por alunos de Educação Física

Evento foi marcado por brincadeiras, jogos, diversão e muita solidariedade

Atividade do evento

Rosiane Martins-estudante de jornalismo

Alunos da Universidade Federal de Alagoas do 5º período do curso de Educação Física licenciatura realizaram uma tarde de atividades com grupos de pessoas com deficiência (PcD), intelectual e múltiplas. As ações aconteceram na segunda-feira (2), na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Maceió.

O evento intitulado Verão da Diversão é uma atividade acadêmica criada pela professora Neisa Fumes para obtenção de nota na disciplina de Metodologia da Atividade Física Adaptada. A cada semestre uma turma faz parceira com algum centro de apoio a pessoas com deficiência e fica responsável pela realização do evento. Este semestre, os alunos se uniram ao Centro de Atividades Especiais Lurdinha Vieira, instituição situada no Conjunto Santo Eduardo, bairro do Poço, em Maceió, que apoia e atende gratuitamente crianças especiais.

Entre crianças, jovens e adolescentes, cerca de 40 pessoas participaram do evento e realizaram diversas atividades, entre elas jogos populares, brincadeiras, circuitos e atividades esportivas como Badminton. “Foi muito gratificante, uma experiência única para mim e para toda a turma, as crianças são muito calorosas e carinhosas; a gente via que todas se empenhavam bastante nas atividades e pudemos perceber que, embora todas fossem especiais, cada uma tinha sua personalidade, seu jeito de ser”, destacou Jean Carlos Davino, um dos estudantes que participaram da organização do evento.

Ele ainda ressalta que eventos como esse são muito importantes e deveriam acontecer com maior frequência, porque fazer com que as crianças entrem em contato com as práticas esportivas é permitir que elas também conheçam um mundo de diversão.