Alunos de Comunicação Social recepcionam calouros no campus

Feras são recebidos com trote e divulgação da Semana dos Estudantes de Comunicação

Equipe de alunos do COS recepcionaram os feras durante a matrícula | nothing
Equipe de alunos do COS recepcionaram os feras durante a matrícula

Jônatas Medeiros - estudante de Relações Públicas

A tradição dos trotes continua. Quando os novos alunos de Comunicação Social da Universidade Federal de Alagoas chegam para realizar a matrícula, são recepcionados pelos veteranos de Jornalismo e Relações Públicas. Este ano, a pré-matrícula dos cursos na área de humanas foi realizada na Reitoria, no Campus A.C. Simões e, por esse motivo, alunos de outras áreas também foram alvos do trote, que não passou de uma leve brincadeira de quem já estuda na Ufal.

Bem empolgados e fantasiados de animais que pintavam os calouros ao som de músicas animadas, os veteranos sugeriam para eles cortarem o cabelo e rasparem as sobrancelhas, mas a sugestões não eram aceitas, aos risos e desconfiança pelas ofertas. “Eu fiquei muito surpresa com as boas-vindas e a simpatia de todos, gostei muito! Estou me encaminhando para o segundo período de Direito e decidi escolher outro curso para agregar mais conhecimento a minha profissão; e foi Relações Públicas que escolhi na mesma hora”, comemorou a nova aluna da Ufal, Thayná Barros.

Secom

Além de realizar o trote e passar informações sobre cursos, os veteranos aproveitaram para divulgar a Semana dos Estudantes de Comunicação (Secom), que vai para 14ª edição, em março próximo. A Secom tem como objetivo mostrar aos novos alunos de Comunicação Social um panorama do curso e das profissões. “Você participa do evento e não imagina o quão difícil é planejar algo tão grande e tão bacana pra tanta gente. Espero que consigamos fazer uma Semana tão boa quanto foi a do ano passado e superar nossas expectativas e as dos calouros que prestigiarão a 14ª Secom”, comentou Raissa Nascimento, uma das organizadoras do evento.

Palestras com profissionais da área e professores compõem painéis sobre o mercado de trabalho e carreira acadêmica. A repórter Lenilda Luna, que já é veterana na Ufal e na Secom, disse estar empolgada por mais um ano como palestrante no Painel de Profissões. “Acho legal recepcionar os feras não só com festas e trotes que são tradicionais, mas com a oportunidade de eles  terem uma visão geral do curso. Toda vez que eu vou contar para os estudantes como é a profissão, o que eu procurei dentro da Universidade para poder me sair bem no mercado de trabalho, eu renovo em mim o compromisso que tenho com o Jornalismo e a paixão pela reportagem. Não é só compartilhar experiência, eu também ganho muito quando participo de uma edição da Secom e adoro ser convidada”, pontuou Lenilda.

A 14ª Semana dos Estudantes de Comunicação acontecerá entre os dias 10 e 14 de março, das 14h às 19h, no auditório da Reitoria, no Campus A.C. Simões. E também contará com oficinas que aproximam os alunos da vivência do mercado de trabalho. Fotografia, Cerimonial, Identidade Visual, Planejamento Gráfico e Edição Audiovisual são algumas delas que serão realizadas. Além de tudo isso, os novos alunos ainda participarão de Grupos de Discussões, onde será feito um bate-papo com alguns estudantes e profissionais sobre as áreas de atuação e assuntos pertinentes aos cursos, como assessoria de imprensa e internet.

Acompanhe a 14ª Secom pelas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Blog