Encontro de Estudantes de Pedagogia debate conjuntura política e desigualdades sociais

Professor aposentado da Ufal, Ivo Tonet, foi o palestrante desta terça-feira; evento acontece até sábado

Ivo Toné foi um dos palestrantes da terça-feira | nothing
Ivo Toné foi um dos palestrantes da terça-feira

Lenilda Luna - jornalista

Prossegue, no auditório da Reitoria da Ufal, o 11º Encontro Norte e Nordeste de Estudantes de Pedagogia, com cerca de 350 participantes de várias universidades nortistas e nordestinas. A delegação da Ufal tem em torno de cem estudantes dos cursos de Pedagogia, Educação Física e licenciatura em Geografia.

O encontro foi aberto na tarde desta segunda-feira, 27, com a aprovação do regimento e apresentação das delegações. Durante à noite, foi realizado o debate com o tema "Derrubando Coronéis na Terra do Sol", tendo como palestrante o professor Wilson Sampaio, doutor em Letras pela Ufal.

Nesta terça-feira (28), os estudantes acompanharam uma análise de conjuntura, feita pelo professor de Filosofia aposentado da Ufal, Ivo Tonet, doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Usando uma análise marxista, o professor criticou o modo petista de governar o Brasil e disse que os movimentos sociais precisam retomar as lutas anticapitalistas.

O encontro prossegue até o dia 1º de fevereiro. Ainda nesta terça-feira, tem debate sobre Educação e Cultura Popular, com os professores Walter Matias, da Ufal, e Álamo Pimentel, da UFBA. Na quarta-feira, o dia será livre, para que as delegações de outros estados possam conhecer Alagoas e ter uma programação de lazer.

Na quinta-feira, 30 de janeiro, pela manhã, os temas são Educação e as questões étnico-raciais, com os professores Siloé Amorim, Marcel Albuquerque e Fabson Calixto; e sobre a Ebserh, com a professora Valéria Correia e Valber Farias, do Fórum em Defesa do SUS. À tarde e à noite, os estudantes vão apresentar trabalhos e participar de salas temáticas.

Na sexta-feira, 31, o dia será dedicado à organização do movimento estudantil, com plenária deliberativa, ato político e reunião das delegações. Já no sábado, 1º de fevereiro, será realizada a plenária final. A previsão de encerramento do encontro é para as 17 h.