Estudantes elaboram projeto de Calendário Arquitetônico com Casarões de Viçosa

Projeto faz parte da disciplina Prática de Restauro sob a orientação da professora Josemary Ferrare

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo com informações da Ascom Prefeitura de Viçosa

Estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas estão elaborando um Calendário Arquitetônico com base nos Casarões Avançados do município de Viçosa, interior de Alagoas. A iniciativa faz parte da disciplina de Prática de Restauro e os alunos são acompanhados pela professora Josemary Ferrare, que afirmou desconhecer tal acervo.

Eu não imaginava que o município de Viçosa guardasse um tesouro arquitetônico como esse. Na televisão e nos jornais a cidade aparece muito quando se fala em Arte e Cultura, fiquei muito feliz em poder conhecer e estudar uma arquitetura tão bela e principalmente conservada, mas agora está tudo documentado”, declarou Josemary.

A acadêmica Bárbara Melânia, atualmente no 8º período do curso, disse ter ficado encantada com a arquitetura de Viçosa. “Aqui é tudo muito lindo, na faculdade a gente estuda as eras arquitetônicas e poder ver e saber que aqui pertinho da gente existe uma arquitetura tão antiga e conservada. Me deixa muito feliz saber que temos essa beleza em nosso Estado”, salientou.

O Calendário Arquitetônico dos casarões avarandados de Viçosa será lançado na Ufal. Além do apoio da Prefeitura de Viçosa, o projeto é parte de uma parceria entre a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e a Superintendência de Infraestrutura (Sinfra).