Programa Conexões de Saberes seleciona monitores

Candidatos devem ser alunos de graduação, preferencialmente de licenciatura, oriundos de escola pública

Lenilda Luna - jornalista

A Pró-reitoria de Extensão publicou edital para selecionar alunos de graduação, para atuar como monitores do projeto Pré-Enem Comunitário do Programa Conexões de Saberes da Ufal. Os candidatos devem ser oriundos de escola pública, de preferência de cursos de licenciatura, e quem for selecionado vai receber bolsa.

O Programa Conexões de Saberes foi criado para contribuir com a expansão do acesso ao ensino superior aos alunos de baixa renda. Para isso, o programa mantem um curso preparatório para o Enem que já ajudou muitos alunos de escolas públicas a superarem as deficiências da formação escolar, conquistando uma vaga na Ufal.

Muitos desses alunos, que passaram pelo Pré-Enem Comunitário e foram aprovados para os cursos da Ufal, compartilham essa experiência como monitores, dando aulas em comunidades periféricas para outros alunos de escolas públicas que pretendem disputar uma vaga na Universidade.

No edital, são disponibilizadas bolsas para 22 estudantes que vão atuar como monitores das áreas temáticas requisitadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio, que são: Ciências Biológicas, Física, Matemática, Letras (Língua Portuguesa), Letras (Literatura/Redação), Letras (Espanhol), Letras (Inglês), Sociologia, Filosofia, Geografia, História e Química.

Para se candidatar a essas vagas de monitor, o estudante deve estar matriculado nos cursos de graduação da Ufal, a partir do 3º período, ter disponibilidade para o cumprimento das atividades previstas, que totalizarão 20 horas semanais, com no mínimo 10 horas no período noturno e estar na cota de vulnerabilidade econômica.

As inscrições serão realizadas no período de 3 a 21 de fevereiro de 2014, das 9 h  às  12 h,  e das 13 h  às 17 h, na sala  do  Programa  Conexões  de  Saberes, na Proex, que fica na Reitoria. Além da análise da documentação apresentada, será feita uma entrevista e avaliação de aula ministrada pelo candidato. O resultado será divulgado no dia 6 de março.

Mais informações no edital publicado na página http://www.ufal.edu.br/estudante/o-estudante/editais