Escola Técnica de Artes abre seleção para bolsistas

Quarenta estudantes matriculados em cursos técnicos serão selecionados; bolsa irá durar de maio a dezembro deste ano

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

Estudantes vinculados à Escola Técnica de Artes (ETA) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) fiquem atentos: o programa de bolsas de manutenção acadêmica está oferecendo 40 vagas para alunos matriculados em cursos técnicos. Conforme o edital, as inscrições podem ser feitas nos dias 23 e 24 de abril na secretaria da ETA, situada no prédio do Espaço Cultural Universitário, na Praça Sinimbu. A lista completa com os documentos pode ser vista nos anexos do edital disponível no final da página.

Para concorrer, os estudantes devem estar regularmente matriculados em cursos técnicos presenciais da ETA e ter condições de concluí-lo dentro do prazo definido pelo seu período de duração média; deve comprovar situação de renda familiar insuficiente (de até um salário mínimo e meio) e com prioridade para os alunos que tenham cursado a educação básica em colégio público. Além disso, não poderá receber bolsa auxilio de outros programas da Ufal, com exceção do Pronatec 2014.

A bolsa, no valor de R$ 400, tem início em maio e segue até dezembro. No ato da inscrição, os estudantes, deverão apresentar os documentos pertinentes contidos no anexo 1 do edital, o relato familiar e a ficha de entrevista devidamente preenchida e sem rasuras. Não serão aceitas inscrições com documentação incompleta. A seleção será realizada por meio da análise socioeconômica com base nos documentos entregues pelos alunos.

A lista dos selecionados será divulgada no mural informativo da ETA, no site da Ufal por meio da aba Concursos e Editais e no site da Escola Técnica de Artes. Mais informações veja o edital em anexo ou entre em contato com a ETA por meio do telefone (82) 3326-7337.

O programa

Tomando como parâmetro a política de assistência estudantil executada pela Ufal em consonância com as diretrizes normativas do Programa Nacional de Assistência Estudantil, conforme decreto n° 7.234, de 19 de julho de 2010, o programa de manutenção acadêmica instituído pela Escola Técnica de Artes tem como finalidade propiciar ao aluno técnico presencial, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, a igualdade de oportunidades, contribuindo para a melhoria do desempenho acadêmico e age, preventivamente, nas situações de retenção e evasão escolar, decorrentes da insuficiência de condições financeiras.