Conecte reúne estudantes das engenharias para debater Empreendedorismo e Sustentabilidade

A 8ª edição do Congresso de Engenharia, Ciência e Tecnologia começou com auditório lotado

Foi preciso levar mais assentos para que todos pudessem assistir às palestras | nothing
Foi preciso levar mais assentos para que todos pudessem assistir às palestras

Lenilda Luna - jornalista

Começou na manhã desta quinta-feira, 29, a 8ª edição do Congresso de Engenharia, Ciência e Tecnologia (Conecte) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O evento prossegue até sexta-feira, 30, com o tema Empreendedorismo e Sustentabilidade e conta com a participação de estudantes e profissionais das áreas de Engenharia. O Conecte é uma realização do Programa Especial de Capacitação Discente (PEC) e dos colegiados dos cursos das Engenharias Ambiental, Civil, Petróleo e Química.

Foi preciso colocar cadeiras extras no auditório de Reitoria para acomodar os cerca de 400 participantes do evento. A palestra de abertura, sobre Empreendedorismo, foi proferida por José Avelino, representante da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas.O evento conta ainda com dez palestrantes, entre eles: Enio Pazini Figueiredo, Manoel Maia Nobre, Simone Brandão e Pollyana Santos Oliveira. Entre os temas abordados, estão: "Biorremediação em impactos ambientais gerados por indústrias", "Desenvolvimento Sustentável e segurança ambiental", "Empreendedorismo na Indústria Petrolífera", etc.

O estudante Pedro Henrique da Silva Rocha, que faz Engenharia Civil no campus do Sertão, está participando pela terceira vez do Conecte. "Nosso curso é novo no sertão, foi iniciado em 2010. Viemos com cerca de 30 pessoas, alguns para apresentar trabalho e outros para acompanhar as palestras. É uma ótima oportunidade para conhecer os estudantes de outras engenharias, mostrar o que estamos produzindo e saber o que eles estão pesquisando", disse o estudante.

O Centro de Tecnologia (Ctec), no Campus Maceió, oferece atualmente os cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Petróleo e Engenharia Química. No campus Sertão são oferecidos os cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção. O estudante Pedro Alex Rodrigues Pimentel cursa Engenharia de Petróleo e também procura participar do Conecte todos os anos. "É um momento para atualizar as informações, conhecer profissionais atuantes no mercado de trabalho e sabe o que está no foco das discussões e debates", ressalta o estudante.