Estudante e professor do Campus do Sertão são homenageados em Honduras

O professor Ismar Inácio e a estudante Lirane Barbosa receberam placa e medalha de reconhecimento por participação e apoio no Fórum Acadêmico de Letras

A aluna Lirane Barbosa foi homenageada em Honduras | nothing
A aluna Lirane Barbosa foi homenageada em Honduras

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

O curso de Letras do Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas comemora a homenagem concedida ao professor Ismar Inácio e à aluna Lirane Barbosa, do 6º período. Ambos participaram do Fórum Acadêmico de Letras (Fale) na cidade de San Pedro Sula, realizado em Honduras, entre os dias 21 e 23 de maio, e receberam uma placa e uma medalha de reconhecimento pelo apoio e participação. As imagens podem ser vistas abaixo.

A homenagem foi feita na sessão de encerramento do evento. Ismar Inácio e sua orientanda Lirane Barbosa voltaram ao sertão alagoano muito felizes com a gratificante experiência. Para a aluna, participar do Fale marca uma nova etapa em sua vida acadêmica, pois serviu para dar-lhe a certeza de que os estudos desenvolvidos no Gelasal podem e devem ser compartilhados com o mundo.

A participação de Ismar se deu por meio de um convite feito pela professora Sulemi Fabiano do curso de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para que integrasse um corpo de pesquisadores brasileiros que tem como meta discutir e implementar a ideia de que a formação do aluno da graduação deve ser lastreada na pesquisa.

O docente, então, estendeu o convite ao Grupo de Estudos em Linguística Aplicada em Questões do Sertão (Gelasal), instituído por ele no Campus do Sertão em 2013 e a aluna Lirane Barbosa foi a representante dos pesquisadores iniciantes desse grupo de pesquisa. No evento, eles estiveram com pesquisadores e acadêmicos brasileiros, bem como com pesquisadores e acadêmicos hondurenhos e salvadorenhos, participaram do evento.

O professor Ismar Inácio ministrou a Oficina Estudos de discurso na modernidade recente, cujo objetivo principal era fazer compreender a necessidade e importância dos estudos de discursos pelo viés da linguagem como ação social. Lirane Barbosa participou da mesa formada por outros três estudantes brasileiros e hondurenhos, discutindo com o público presente sobre sua formação como pesquisadora iniciante, mostrando o percurso dessa formação com a fala intitulada Pró-ação na construção do conhecimento na graduação.

Na ocasião, professor e aluna discutiram sobre os estudos realizados no Gelasal, grupo que vem desenvolvendo investigações sobre a construção sociodiscursiva do sertão alagoano. Sobre a pesquisa em andamento, Ismar Inácio afirmou que se faz necessário um estudo que corrobore uma problematização acerca das ideias de sertão e sertanejo e suas questões vivenciais, permitindo que se possa lidar com as imagens sobre esses que são tão propagadas nos mais diversos enunciados, das mais diversas esferas comunicativas, inclusive a esfera escolar. Ainda segundo os pesquisadores, ao tratarem da invenção do sertão, referem-se à sua invenção histórica e reinvenção cotidiana.