Estudantes assistem palestra sobre o comportamento inflacionário de Maceió

O debate foi realizado na última segunda-feira, 19, por membros da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico de Alagoas

Palestra foi realizada no auditório da Feac | nothing
Palestra foi realizada no auditório da Feac

Redação Ascom com Milena Barroca da Ascom Seplande

Uma parceria entre o PET Economia e a Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) resultou num encontro, na noite da última segunda-feira, 19, no auditório da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac), onde foi realizada uma palestra sobre o comportamento inflacionário de Maceió. O debate foi realizado entre membros da Seplande e alunos do curso de Economia.

Os palestrantes Eduardo Sousa e Edla Barretto, que trabalham na Seplande e são alunos do curso de Economia, guiaram o encontro, e explicaram aos alunos a metodologia usada para calcular e analisar o Índice de Preço ao Consumidor (IPC) e a Cesta Básica, com base nos dados apresentados nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril de 2014.

O debate é de nível acadêmico, de aluno para aluno, e, com o evento, queremos estimular nossos estudantes que, tendo mais contato com a prática, poderão avaliar melhor suas oportunidades no mercado de trabalho e cumprir seus ofícios com máxima competência”, explica o Prof. Fábio Guedes, tutor do PET-Economia.

O aluno do 3º período, Guilherme Lages, destacou que o evento foi proveitoso. “Todas as informações são relevantes não só para o nosso futuro, mas também para ajudar a formar a sociedade e, além disso, é estimulante ver que outros alunos estão contribuindo de alguma forma para a economia de Alagoas”, comentou ele, que também é integrante do PET.

Sobre a palestra

O IPC calcula a variação de preços de determinados bens e serviços consumidos pela população na área urbana de Maceió, compreendendo a faixa de renda de um a oito salários mínimos.

Através de Pesquisas de Orçamento Familiar (POF), do estabelecimento de locais de pesquisa, da criação de rotas, da coleta de dados e do ciclo de cálculos, é possível determinar as variações do índice periodicamente comparando, em seguida, o preço atual com o anterior do produto ou serviço indicado.

O IPC serve como meio de comunicação para toda a cidade de Maceió, pois, através dele, podemos identificar não só o comportamento econômico do consumidor, mas também do comerciante e do produtor”, comentou Anderson Araújo, diretor de Estudos e Pesquisas da Seplande.

Sobre o PET

O Programa de Educação Tutorial envolve bolsistas que se dedicam 20h por semana ao programa para desenvolver atividades em ensino, pesquisa e extensão. Os alunos também podem desenvolver aulas, monitorias, eventos, visitas técnicas, pesquisas com professores do curso, entre outros benefícios. É um programa que exige dedicação do aluno em sua permanência nas atividades e na Universidade. Veja mais informações na fanpage.