Estudantes participam de evento sobre intercambio voluntário

Evento "5 em 50" foi realizado no auditório da Biblioteca Central

Intercambistas relatam suas experiências | nothing
Intercambistas relatam suas experiências

Keila Oliveira – estudante de Jornalismo

Formar cidadãos globais que possam se inserir em outras culturas para aprender e trocar experiências com diversos tipos de pessoas, gerando um sentimento de responsabilidade social são pontos importantes para uma geração que deseja mudar o mundo tornando-o melhor. Esse foi o motivo que levou cinco jovens a participarem do "5 em 50", evento promovido pela organização global AIESEC, no auditório da Biblioteca Central da Universidade Federal de Alagoas, na tarde da última sexta-feira, 16.

Um dos participantes do evento, Rodolfo Lessa, falou sobre o que achou da proposta da AIESEC para a vida pessoal e profissional. “A questão da língua é algo muito interessante para qualquer estudante. Aprender a lidar com pessoas e ampliar a visão das coisas é um desafio para mim, principalmente porque sou estudante de Psicologia e poder me inserir num contexto cultural diferente é algo muito interessante, por isso me inscrevi no projeto e se der tudo certo daqui a dois meses estarei viajando”, contou.

Já para a estudante de Ciências Biológicas, Camila Marinho, sua ida à Tunísia lhe proporcionou momentos enriquecedores e de crescimento. “Eu não conhecia nada da Tunísia, apenas a bandeira e que era um país muçulmano, onde falam árabe misturado com francês, estava pensando em desistir, entrei em pânico. Quando cheguei lá vi mulheres de burca, eu era a única vestida no estilo ocidental, apesar de saber que era um país muito aberto, foi um choque cultural grande, mas um intercâmbio onde aprendi bastante, principalmente sobre a cultura”, relatou.

A presidente da AIESEC em Maceió, Priscila Gomes, informou que os interessados em participar do intercâmbio, devem se inscrever no processo seletivo que ocorrerá certamente em junho. “Procuramos pessoas com o perfil da AIESEC, jovens inovadores, empreendedores, fazemos nosso processo de seleção de acordo com o que desejamos, e depois de selecionado, o estudante terá todo suporte da organização antes e durante a viagem. O intercambista pagará uma taxa de R$ 800,00 (podendo variar caso ocorra promoções) e sua passagem e nós Garantimos a hospedagem, alimentação e o local de trabalho onde será prestado o serviço voluntário”.

A duração do intercambio é de seis a oito semanas podendo ser estendido, se houver necessidade, os locais disponíveis para quem deseja participar são alguns países da América Latina, Ásia e Leste Europeu. Para mais informações, os interessados devem entrar em contato com a AIESEC através do link, do email: maceio@aiesec.org.br ou pelo telefone (82) 9938-3992.