Estudantes são campeões na Copa Universitária de Badminton

A aluna de Pedagogia, Fernanda Alves, levou medalha de ouro na categoria dupla feminina e medalha de bronze em duas modalidades

Victor Henrique, chefe da delegação alagoana que participou da Copa Universitária de Badminton, de 9 a 11 de maio, em Aracaju | nothing

Pedro Barros - estudante de jornalismo

Dois estudantes da Universidade Federal de Alagoas foram campeões da Copa Universitária de Badminton, que ocorreu de 9 a 11 de maio, em Aracaju. Os estudantes Fernanda Alves (Pedagogia/ Ufal) e Laís Souza (Gastronomia/Maurício de Nassau) foram campeãs na modalidade dupla feminina; Bruno Sarmento (Educação Física/Ufal) e Matheus Mazoni (Direito/ Maurício de Nassau), na categoria dupla masculina.

Fernanda também foi a terceira colocada na modalidade feminina individual, assim como na categoria dupla mista, com o estudante Willian Félix. A delegação alagoana, que também incluiu os estudantes Victor Leão (Computação/Ufal) e João Leão (Colégio D'lins), contou com mais dois primeiros lugares nas categorias masculinas de dupla (Bruno Sarmento e Matheus Mazoni) e individual (Matheus Mazoni).

O aluno de Educação Física da Ufal, Victor Henrique, que chefiou o grupo junto ao professor Newton Mendes, presidente da Federação Alagoana de Badminton, revelou-se confiante com os resultados. "Nossos atletas estão num nível muito bom. Esperamos colocações ainda melhores e, quem sabe, disputar um campeonato brasileiro, que tem nível alto, mas não tão distante dos nossos atletas", disse Victor.

A equipe alagoana treina três vezes por semana no Sesc Poço e no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), sob a tutoria dos bolsistas John Williamis, Alessandra Pereira e Bruna Silva.

Núcleo de Badminton

O Badminton é um esporte semelhante ao tênis, praticado com raquete e uma peteca (ou volante), podendo ser praticado de forma individual ou em dupla. Sua versão moderna surgiu na Índia, sob o nome de Poona, e foi levada para a Europa e readaptada por oficiais ingleses, no século 19.

Na Ufal, o Núcleo de Badminton existe há mais de dois anos e é integrado ao Segundo Tempo Universitário, programa que visa democratizar o acesso à prática esportiva da comunidade acadêmica, principalmente dos estudantes. O transporte dos atletas foi fornecido pela gerência de esportes da Pró-reitoria Estudantil (Proest). "A partir desses projetos acabamos resgatando alunos que têm bom nível e têm interesse em participar das competições", falou Victor Henrique.