Evento discute o ensino de línguas estrangeiras e literatura em escolas públicas

O ciclo de palestras, promovido pelo PET do curso de Letras, foi prestigiado por estudantes na última quinta-feira, 22, no Campus A.C. Simões

Estudantes acompanham o ciclo de palestras | nothing
Estudantes acompanham o ciclo de palestras

Déborah Moraes – estudante de Jornalismo

Em sua quarta edição, o Ciclo de Palestras promovido pelo Programa de Ensino Tutorial (PET) do curso de Letras da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), discutiu o ensino de línguas estrangeiras e literatura nas escolas públicas, com palestras e mesas-redondas. O evento, que é uma iniciativa dos 12 bolsistas que compõem atualmente o grupo, aconteceu na última quinta-feira, 22, no auditório do CSAU, no Campus A.C. Simões, em Maceió e serviu como reflexão sobre como o ensino destas disciplinas se dá hoje e quais as verdadeiras necessidades dos alunos.

De acordo com o aluno de 8° período de Letras-Inglês e bolsista do PET, Pedro Araújo, o tema do ciclo de palestras surgiu após discussões por parte do governo em relação a carga horária do ensino de línguas estrangeiras e de literatura nas escolas públicas. “A realização do ciclo de palestras, que é anual, volta-se sempre para temas em torno da pesquisa e ensino da linguística e literatura. Com a recente discussão, achamos mais que pertinente abordar esse tema, apresentando mais especificamente a realidade do nosso estado ”, relatou o estudante.

A professora Núbia Rabelo Faria, tutora do PET Letras, faz questão de ressaltar o papel que o Programa tem na formação dos alunos. “O PET é o programa mais completo que existe na universidade e dissemina na graduação essa formação plural, englobando ensino, pesquisa e extensão. Especificamente o PET Letras, que é o mais antigo da Ufal, com 26 anos de existência, as ações são bastante ricas para a sociedade”, concluiu.

PET Letras

O PET Letras completou 26 anos, em abril de 2014 e foi o primeiro grupo PET da Ufal. Unindo em suas variadas atividades, eventos, projetos e experiências ao longo dos anos a tríade Pesquisa, Ensino e Extensão, foi fundado em 1988, pela professora Maria Denilda Moura, contando inicialmente com apenas quatro bolsistas.

Hoje o programa é tutoreado pela professora Núbia Faria e conta com 12 bolsistas, todos, cursando entre o terceiro e o oitavo períodos e com pesquisas nas áreas de Linguística e Literatura. Os interessados em conhecer as atividades podem acessar o site do programa ou entrar em contato pelo telefone (82) 3214-1337 e pelo e-mail: petletrasufal@gmail.com.