Primeira dissertação de mestrado em informática é aprovada com distinção acadêmica

Olavo de Holanda Cavalcanti Neto foi contemplado em apresentação no Instituto de Computação

Olavo recebendo distinção acadêmica | nothing
Olavo recebendo distinção acadêmica

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

O Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da Universidade Federal de Alagoas formou seu primeiro mestre. Olavo de Holanda Cavalcanti Neto apresentou sua dissertação de mestrado na tarde da última quinta-feira, 22, no auditório do Instituto de Computação (IC) e foi aprovado com nota 10.00 e distinção acadêmica.

O trabalho, intitulado JOINT-DE: Um Sistema de Mapeamento Objeto-Ontologia com Suporte a Objetos Desconectados, lida com representação do conhecimento. Nas palavras do mais novo mestre, “Como a gente pode dar significados aos dados da internet para que as máquinas possam, facilmente, processar em cima desses dados, não somente os humanos processem, pois elas irão entendê-los melhor”, comentou.

Segundo Olavo, o trabalho tem o objetivo de popularizar o uso das ontologias. “Na verdade, foi uma ferramenta desenvolvida para auxiliar os desenvolvedores e programadores a construir aplicações baseadas em ontologias e que facilitasse esse desenvolvimento. Quanto mais aplicações utilizem ontologias, mais significado vai ter nos dados e vai ser mais fácil processar todo o conhecimento”, explicou.

A dissertação foi orientada pelo professor Ig Ibert Bittencourt e coorientada por Seiji Isotani da USP/São Carlos. A banca avaliadora foi composta pelos docentes Evandro Costa e Leandro Dias - este coordenador do Programa de Pós-Graduação em Informática e pelo professor da Universidade do Rio de Janeiro [Unirio], Sean Wolfgand Matsui Siqueira.

Olavo, que também tinha sido aprovado em mestrados em Pernambuco e Campina Grande, decidiu ficar na Ufal para dar continuidade a sua pesquisa. Mas, conquistar distinção acadêmica, lhe surpreendeu. “O meu trabalho já vinha sendo desenvolvido desde a iniciação cientifica, foi meu TCC, então foi mais fácil conduzi-lo. Essa conquista foi um reflexo, justamente, de elogios da própria banca de defesa. Fiquei surpreso sim, mas foi muito bem vindo e também fiquei feliz por ser o primeiro mestre aprovado”, salientou, orgulhoso.

O mais novo mestre em informática também aproveitou a oportunidade para agradecer aos seus colaboradores. “Aos meus orientadores, que cobraram bastante de mim e obtiveram esse retorno, esse resultado importante; à minha namorada que tanto me ajudou revisando o trabalho e aos próprios professores do colegiado que também me ajudaram, além da instituição W3C Brasil, que vem financiando o projeto que foi parte do mestrado e deram um apoio fundamental”, concluiu.