Estudantes africanos recebem ingressos para o treino da seleção de Gana

Os alunos aproveitaram o momento para lembrar um pouco de seu continente natal

Estudantes africanos da Ufal comemoram a vindo dos ganeses a Maceió | nothing
Estudantes africanos da Ufal comemoram a vindo dos ganeses a Maceió

Pedro Barros - estudante de Jornalismo

Quarenta e três estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) receberam ingresso para assistir ao treino da seleção de futebol de Gana para a Copa do Mundo Fifa 2014, realizado na última sexta-feira (13), no Estádio Rei Pelé, em Maceió. No início da tarde, o reitor Eurico Lôbo, recebeu o grupo e entregou os ingressos.

A ação foi realizada pelo programa federal de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G), que possibilita a pessoas de outros países cursarem ensino superior no Brasil. Na Ufal, ela foi mediada pela Coordenação de Desenvolvimento Pedagógico da Pró-reitoria de Graduação (CDP/Prograd). Segundo o coordenador do CDP, Felipe Sarmento, os estudantes são nativos de seis países africanos, quatro deles de Língua Portuguesa. "Eles são de Camarões, Benin, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Angola e São Tomé e Príncipe", explicou.

Um desses alunos é Tomás Antonio Dias Soque, que veio da Angola para Alagoas há nove meses, para cursar Engenharia de Petróleo na Ufal. "Gana tem uma das melhores seleções da África. Desta vez, ela está num grupo difícil, mas torço pela passagem dela e de Portugal para a segunda fase", contou o torcedor.

Conquistando quatro vezes o título de campeã da Copa das Nações Africanas, a seleção ganesa passou, a partir de 2006, a levar o futebol do continente até as oitavas de final da Copa do Mundo. Nesta edição, os dois países por quais Tomás torce irão disputar com as seleções da Alemanha e dos Estados Unidos. Para o estudante, o encontro com a seleção é uma forma de lembrar, aqui mesmo em Maceió, de sua terra natal. "O continente africano é nossa casa. Ver nossa cultura, nosso jeito de nos vestir, nosso jeito de ser, tudo isso mata a saudade", contou.