Estudantes promovem debate sobre Violência Sexual
A cidade de Santana do Ipanema foi contemplada com as atividades do projeto de extensão
- Atualizado em
Manuella Soares - jornalista
Estudantes dos cursos de Direito, Geografia e Serviço Social do Campus A.C. Simões da Universidade Federal de Alagoas realizaram no final de maio o 1º Seminário sobre violência sexual infanto-juvenil, com o tema “Consequências psicológicas e sociais/ A importância do Disque 100”. O evento aconteceu na cidade de Santana do Ipanema, no auditório da Prefeitura.
Os principais objetivos foram a conscientização e o alerta a população sobre o tema e mostrar para as crianças, de forma simples, o que é o abuso e a exploração sexual. O evento foi uma ação do projeto de extensão do Núcleo de estudos sobre Violência Sexual Infanto Juvenil, que tem como proposta a reintegração social das crianças e dos adolescentes atingidos pelo delito sexual, além da conscientização da população urbana e rural do munícipio de Santana do Ipanema.
O projeto fundado pela estudante Manuella Lima visa promover mecanismos para exigir os direitos às vítimas da violência sexual infanto-juvenil, garantindo dessa forma o atendimento adequado para crianças, adolescentes e familiares nesta situação. “A violência sexual contra crianças e adolescentes é um crime que necessita da mobilização de todas as esferas da sociedade, e a Universidade constitui um papel importante nessa mobilização” ressaltou.
O evento contou com a participação da secretária de educação de Santana do Ipanema, Maria Aparecida, a psicopedagoga Aline Andrea Pereira, além de educadores e alunos do 5° ano de duas escolas municipais da cidade. Ao final do seminário, a equipe do projeto, que é composta por estudantes de Direito, Geografia e Serviço Social, realizou dinâmicas com o tema da palestra.
O próximo seminário já está marcado para o mês de novembro. Até lá, os estudantes farão pesquisas de campo, ciclo de debates e atividades culturais com as crianças em Santana do Ipanema. As reuniões semanais do grupo acontecem em Maceió.