Programa Top China Santander Universidades: Uma experiência desafiadora e inesquecível

A estudante de direito Luanna de Holanda fala da sua experiência na última edição do programa

Luanna de Holanda na Ópera de Pequim | nothing
Luanna de Holanda na Ópera de Pequim

Déborah Moraes - estudante de Jornalismo

O programa Top China Santander Universidades, parceria das universidades brasileiras com o Banco, ofereceu até o dia 25 de maio, 2 vagas - uma para docente e uma para discente - de 18 cursos diferentes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), para participar da 6ª edição do programa acadêmico sobre Sustentabilidade e Gestão de Recursos Naturais na Universidade de Shanghai Jiao Tong e Universidade de Peking, na China.

Os nomes dos selecionados devem ser anunciados no dia 4 de junho na página da ASI (Assessoria de Intercâmbio Internacional). Enquanto os felizardos não são escolhidos, quem já participou do programa aproveita para colher os frutos desta experiência. É o caso da aluna de direito da Ufal, Luanna de Holanda, que participou do programa em 2013 e agora pretende concorrer à vaga de mestrado na área de Direito Ambiental.

“Uma longa viagem começa com um único passo”, foi com este provérbio chinês de Lao Tsé que a graduanda de Direito resume a sua experiência vivida no intercâmbio sobre sustentabilidade e gestão de recursos naturais, realizado na Universidade de Pequim. Conhecer as diferenças entre os sistemas do Brasil e da China colaborou para o aprofundamento de sua pesquisa na área do Direito Ambiental, já iniciada em seu trabalho de conclusão de curso (TCC).

A jovem fala que todo o processo foi desafiador, mas muito rico, desde a seleção na Ufal, que permanece a mesma nesta edição. Na primeira fase que consistia na avaliação de documentação e mérito acadêmico (currículo lattes, coeficiente acadêmico e fluência no inglês) Luanna obteve a pontuação máxima, e, posteriormente, na prova oral em inglês e entrevistas para avaliar a sociabilidade e interesse do estudante realizadas pela ASI a aluna deixou claro seu interesse pelo Direito Ambiental. “Nesta fase, salientei meu interesse por essa área de estudo e a apresentação do meu trabalho de conclusão de curso, que tratou justamente desse assunto, sendo possivelmente esta a principal razão de terem me escolhido”, conta.

A troca de conhecimentos entre os estudantes do Top China possibilitou a oportunidade de reunir diversas áreas de estudos para a busca de soluções em questões relacionadas aos impactos ecológicos na China e no Brasil, além de proporcionar grande aprendizado sobre a cultura de uma cidade que guarda não só o avanço de capital de uma grande potência, como também o passado chinês tão bem preservado. “Os passeios turísticos para Muralha, o Summer Palace e a Cidade Proibida demonstram bem a majestade que a China ainda preserva. A Universidade de Pequim também é um ponto forte, com diversas opções e uma grandeza impressionante”, recorda.

A futura advogada agora pretende utilizar o conhecimento adquirido para enriquecer suas pesquisas e concorrer a uma vaga de mestrado na área de Direito Ambiental, com enfoque em aspectos ligados à propriedade privada e seu impacto na preservação do meio ambiente, aprofundado por suas pesquisas realizadas durante a graduação.

Para o aluno que for selecionado nesta edição do Top China, Luanna aconselha: “aproveitem cada minuto, especialmente durante as aulas dadas pelos professores chineses. Nelas eles demonstram com precisão as diferenças entre nossos países”.

O Programa já é referência dentre as iniciativas de mobilidade internacional do Santander Universidades, e pelo seu formato exclusivo com todo o suporte disponível aos participantes, é um dos mais cobiçados intercâmbios da comunidade acadêmica brasileira. Neste ano, a viagem ocorrerá em agosto de 2014,  serão 3 semanas de curso em Shanghai e Pequim, com conteúdo programático em inglês e uma intensa imersão na cultura chinesa, e o grupo será formado por 100 alunos e professores de 23 universidades públicas e privadas brasileiras.