Estudante de Ciências Sociais tem três trabalhos aprovados em congressos internacionais

Fillipe está no 6º período e tem como objetivo ingressar na carreira acadêmica

O estudante Filipe Nascimento comemora. | nothing
O estudante Filipe Nascimento comemora.

Rosiane Martins - estudante de Jornalismo

Com muito trabalho e foco o estudante do 6º período do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Fillipe Nascimento, tem visto sua vida acadêmica dá grandes frutos. O jovem teve três trabalhos aprovados em congressos internacionais. Dois para o V Congresso Uruguaio de Ciência Política: "O curso das transformações dos tribunais de contas brasileiros" e "Back to black bloc: histórico sob análise". O congresso acontecerá entre os dias 7 e 10 de outubro na capital Montevidéu. O outro trabalho foi selecionado para o XIX Congresso Internacional do CLAD (Centro Latinoamericano de Administración para el Desarollo). “Estamos em reforma para melhor atendê-los': desenvolvimento institucional dos tribunais de contas brasileiros". Este será realizado no Quito, entre os dias 11 e 14 de novembro.

Segundo Fillipe, há ainda outros trabalhos que aguardam resultado como o “Nunca muito custou pouco", uma prévia de seu trabalho de conclusão de curso (TCC) que foi submetido ao parecer das comissões do III Seminário Internacional de Ciências Sociais e do IV Encontro Internacional de Ciências Sociais. “É gratificante. Posso dizer que são passos rumo ao meu objetivo maior que é ingressar na carreira acadêmica. É também uma oportunidade de notabilizar ainda mais o curso que tem estado muito em evidência. 90% do corpo docente é composto por doutores e pós-doutores. O curso de Ciências Sociais da Ufal é o único da região Nordeste que possui uma modalidade EaD e também uma Empresa Jr. (desvinculada de outras graduações) a qual faço parte”, ressalta o estudante.

Atualmente, Fillipe cumpre estágio no Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCMG). Em 2013 foi selecionado no processo de mobilidade acadêmica nacional, promovido pelo banco Santander, e passou seis meses estudando na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele conta que entre agosto e novembro foram realizados vários congressos, encontros e seminários que tematizavam sobre as políticas de segurança pública no Rio.

“Num desses eventos pude conhecer o Conselheiro Substituto (Auditor) do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Licurgo Mourão, que é uma referência no âmbito do direito administrativo. Pude debater com ele algumas ideias, sanar dúvidas e apresentar alguns projetos de pesquisa particulares, dentre eles o meu TCC, que é um tratado que objetiva estimar os custos socioeconômicos da violência e da criminalidade no estado de Alagoas. O diálogo foi frutífero e logo depois fui convidado a estagiar em seu gabinete", relembra.

Em dezembro, Fillipe concluiu a mobilidade acadêmica no Rio e em janeiro já estava em Belo Horizonte para dar início às atividades. Desde então, ele integra o setor de Controle e Análise de Políticas Públicas, do gabinete do Conselheiro do Tribunal.