Ex-aluno de Sistemas de Informação EAD é contratado pela Philips

Em entrevista, Marcelo Todaro conta sua trajetória na educação a distância e a conquista do emprego


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Marcelo Todaro deu uma guinada na vida ao entrar para EAD
Marcelo Todaro deu uma guinada na vida ao entrar para EAD

Roberto Amorim – jornalista colaborador

Depois de desistir do curso de Engenharia Elétrica na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o paulistano Marcelo Todaro deu uma guinada de 360 graus vida. Veio morar em Maceió e decidiu estudar Sistemas de Informação, na modalidade Educação a Distância (EaD) na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A decisão foi acertada. Ele não só terminou o curso em 2012, como conseguiu um excelente emprego. Marcelo trabalha na multinacional Philips, em Blumenau, Santa Catarina. “O tempo se incumbiu de provar que a escolha não poderia ter sido mais acertada. A EaD ajudou a recuperar a fé em mim mesmo”, garantiu Marcelo, 48 anos. Na entrevista a seguir, ele avaliou a metodologia do curso, as dificuldades, os desafios e os caminhos para alcançar sucesso na profissão. Confira!

Portal - Por que decidiu fazer um curso superior a distância?

Marcelo Todaro – As circunstâncias de minha vida à época da escolha inviabilizariam minha participação num curso presencial. O bacharelado em Sistemas de Informação na modalidade EAD encaixou-se como uma luva em minhas expectativas. O tempo se incumbiu de provar que a escolha não poderia ter sido mais acertada.

Portal – Como avalia a metodologia EAD?

Marcelo Todaro – Como tudo na vida, teve prós e contras, mas acho que teve mais prós do que contras. Um dos prós era o método de composição da nota final das disciplinas. Um dos contras era a obsolescência dos equipamentos do laboratório e a dependência da prefeitura municipal para a manutenção deles. Mesmo assim, no fim o saldo foi positivo.

Portal – Pensou em desistir?

Marcelo Todaro – Há momentos de altos e baixos. Nos baixos sempre somos tomados de assalto por pensamentos derrotistas, é normal. Todavia, mesmo nesses momentos, desistir não fazia parte de meu dicionário. O que achei que poderia acontecer diante de algumas dificuldades era a reprovação na disciplina problemática. Felizmente, contudo, consegui superar as intempéries e me formei na época certa.

Portal – O que mais o motivava durante o curso?

Marcelo Todaro – Era a possibilidade de obter bons resultados pelo fato de as notas finais de cada disciplina não serem compostas apenas pela média das notas das provas. Tarefas e participação na "sala de aula virtual" (fóruns online) das disciplinas ajudavam a compor essas notas. Como sempre fui muito assíduo nessas tarefas e participações, isso ajudava a levantar minhas notas. Durante todo o curso meu coeficiente de rendimento nunca foi menor que 9.

Portal – Qual deve ser a postura do estudante diante da EAD?

Marcelo Todaro – O aluno de um curso na modalidade EAD precisa ser mais organizado, comprometido e focado do que o dos cursos presenciais pelo fato de estar praticamente por conta própria. Precisa ter mais força de vontade e ser mais senhor de seu próprio tempo. São características que não se encaixam no perfil de qualquer estudante.

Portal – Como surgiu o emprego na Philips?

Marcelo Todaro – Quando decidi procurar um novo emprego assinei alertas por e-mail do serviço on-line Indeed (www.indeed.com.br) em busca de oportunidades em TI. Um dos alertas que recebi dizia respeito a uma vaga numa "grande empresa" de Blumenau/SC. Como resido em Itajaí, distante 50 km, ignorei a vaga, mas algo dentro de mim me fez voltar atrás. Cadastrei meu currículo na empresa recrutadora terceirizada que divulgou a vaga e meu currículo foi aprovado. Só então me foi revelado que a empresa contratante era a multinacional Philips. Foram-me enviados cinco testes online: um teste LR (que visa a entender o modelo de raciocínio do candidato frente a determinadas situações e apresenta um pouco de seu perfil pessoal) e quatro de inglês, sendo dois em nível avançado. Fui aprovado nos testes e então chamado para entrevista com um gerente da Philips e um da empresa recrutadora. Inclusive, parte da entrevista foi em inglês. Poucos dias depois, o RH da Philips ligou anunciando minha aprovação e solicitando documentação para contratação.

Portal – Qual é seu trabalho numa multinacional?

Marcelo Todaro – Nesta fase inicial meu trabalho é documentar o software de gestão médica da Philips (http://www.cilatam.philips.com.br/) e traduzir essa documentação para o inglês. Como o sistema está sendo exportado para outros países e a área de TI da empresa está em franca expansão, as oportunidades internas são muitas e é possível que daqui a algum tempo eu esteja em outro setor ou até seja promovido. O ambiente de trabalho é um dos mais agradáveis e recompensadores que se pode imaginar. Não foi por acaso que a Philips entrou para o ranking 2013 das Melhores Empresas para Trabalhar do Guia Você S/A. Está sendo outra bênção em minha vida.

Portal – O que ressalta nessa trajetória EAD?

Marcelo Todaro – Ressalto o fato de que, vindo de uma malsucedida experiência acadêmica anterior, a da EAD ajudou a recuperar a fé em mim mesmo. Como testifiquei algumas vezes durante o curso, o EAD e o curso foram uma bênção em minha vida.

Portal – Qual conselho para quem ainda tem dúvidas em relação a EAD?

Marcelo Todaro – Meu primeiro conselho é para quem está pensando em ingressar na EAD: não o faça imaginando que, pelo fato de só haver duas aulas presenciais por disciplina e o resto do tempo estudar em casa, o curso é fácil, pode ser empurrado com a barriga, dá pra estudar só nos fins de semana e coisas assim. Vários dos colegas que entraram comigo com tais pensamentos acabaram desistindo no primeiro ou segundo ano, pois constataram que a dificuldade em EAD é maior que nos cursos presenciais por requerer mais disciplina, organização, concentração e compromisso. Para quem já está em EAD, o conselho é nunca deixar de participar dos fóruns das disciplinas, nunca deixar de entregar as tarefas no prazo, ingressar num grupo de estudos e reservar, no mínimo (mesmo!), duas horas diárias para estudo.