Ufal abre seleção de monitores para programa Conexões de Saberes

Candidatos devem ser alunos de graduação, preferencialmente de licenciatura e oriundos de escola pública

Rosiane Martins - estudante de Jornalismo

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Pró-reitoria de Extensão (Proex), lançou edital em busca de selecionar alunos de graduação, para atuar como monitores do projeto Pré-Enem Comunitário do Programa Conexões de Saberes. Os candidatos devem ser oriundos de escola pública, de preferência de cursos de licenciatura e receberão bolsa.

Conforme edital, estão sendo disponibilizadas 8 bolsas para estudantes que vão atuar como monitores das áreas temáticas requisitadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que são: Ciências Biológicas, Física, Matemática, Letras (Língua Portuguesa), Letras (Literatura/Redação), Letras (Espanhol), Letras (Inglês), Sociologia, Filosofia, Geografia, História e Química.

Para se candidatar a vaga de monitor, o estudante deve estar matriculado nos cursos de graduação da Ufal, a partir do 3º período; ter disponibilidade para o cumprimento das atividades previstas, que totalizarão 20 horas semanais, com no mínimo 10 horas no período noturno e estar na cota de vulnerabilidade econômica.

As inscrições serão realizadas no período de 09 a 17 de março, das 9h às 17h na sala do Programa Conexões de Saberes, na Proex que se encontra na Reitoria, no Campus A.C. Simões, em Maceió, mediante a apresentação dos seguintes documentos: Cópia do histórico analítico; comprovante de matrícula; histórico escolar ou equivalentes de certificação do ensino médio em escola pública; comprovante de residência: recibos de água e luz e comprovante de renda familiar.

O processo de seleção será realizado em duas etapas: Além da avaliação da documentação exigida no ato da inscrição, o processo de seleção também terá entrevista e avaliação de aula ministrada pelo candidato, que ocorrerá nos dias 23 e 24 de março de 2015. O resultado será divulgado no dia 30 de março.

O Programa Conexões de Saberes tem o intuito de contribuir com a expansão do acesso ao ensino superior aos alunos de baixa renda. Para isso, mantém um curso preparatório para o Enem ajudando muitos alunos de escolas públicas a superarem as deficiências da formação escolar. Mais informações confira o edital disponível em anexo no final desta página.