Estudantes e educadores debatem novas formas de ensino de línguas

Várias instituições do Estado prestigiaram 3ª edição do Ciclo de Palestras em Linguística Aplicada


- Atualizado em
Professora Rita Zozzoli abordou o tema Dialogismo e Ensino de Línguas
Professora Rita Zozzoli abordou o tema Dialogismo e Ensino de Línguas

Wende Evangelho – estudante de Jornalismo

Cerca de 100 pessoas, dentre alunos e educadores de várias instituições de ensino de Alagoas, atentos a novas formas do ensino de línguas, lotaram o auditório Heliônia Ceres da Faculdade de Letras (Fale) durante a manhã da última quinta-feira (9), para participar do 3° Ciclo de Palestras em Linguística Aplicada. Organizado pelo grupo de estudos Ensino e Aprendizagem de Línguas, o evento teve como palestrante a professora Rita Zozzoli, que abordou o tema Dialogismo e Ensino de Línguas. 

Na ocasião, a professora apresentou os caminhos necessários para um eficaz ensino de línguas afastando a forma tradicional, que deve ir muito além da repetição de frases soltas sem ligação com situações reais. De acordo com Rita Zozzoli, o dialogismo é uma corrente de estudos filosófica usada na linguística, na literatura e em vários outros campos da literatura da arte. 

A perspectiva dialógica é a ideia que existe na base de toda comunicação humana, um diálogo. O meio tradicional de ensino não estabelece esse diálogo. E, por causa disso, muitas vezes os alunos aprendem conteúdos soltos destacados de uma realidade de discurso, conversas e de comunicação verbal efetiva", explicou. 

O objetivo maior das palestras é sanar as demandas da formação de professores dentro da Faculdade de Letras. Para a coordenadora do Ciclo, Rita Souto, o evento contempla os pilares da educação superior: ensino, pesquisa e extensão. “Nós temos esse tripé dentro da Universidade, então a gente tenta estabelecer: extensão porque a gente traz todo esse diálogo com a comunidade, com as escolas e com os trabalhos desenvolvidos, ensino porque a gente trabalha dentro da perspectiva do ensino da formação de professores, além da pesquisa, com diálogos no ensino e que nos trazem os resultados”, afirmou.

Ainda segundo a professora, outros dois eventos estão previstos para acontecer ainda este ano.