Fórum debaterá 35 anos de movimento estudantil na pedagogia

Evento acontece de 18 a 21 de abril com atividades em Maceió e em União dos Palmares


- Atualizado em

Redação Ascom

A Universidade Federal de Alagoas vai sediar o 19º Fórum Nacional de Entidades de Pedagogia (Fonepe), que acontece de 18 a 21 deste mês, no Centro de Educação. O evento é voltado a estudantes de Pedagogia, licenciaturas e participantes de Movimentos Sociais. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até dia 18.

O 19º Fórum Nacional de Entidades de Pedagogia (Fonepe) está sendo organizado pelo Movimento Estudantil de Pedagogia (Mepe), que comemora seus 35 anos de articulação nacional. O tema central é Refletindo a práxis da militância: 35 anos de Mepe e, segundo os organizadores, o evento vai realizar um olhar histórico e reflexivo sobre as práticas das ações sociais no movimento e da atuação e formação em Pedagogia, bem como no campo da Educação, no âmbito nacional.

O evento contará com mesa de análise de conjuntura, com a participação dos professores Tiago Cruz, do Centro de Educação da Ufal e vice-presidente regional do Andes, e Jamerson Antônio de Almeida, da Universidade Federal de Pernambuco. Também participará das discussões a Liga dos Camponeses Pobres (LCP).

Na programação, haverá também cinco grandes Grupos de Discussão Temáticos, com os temas educação do campo, assistência estudantil, condições do trabalho docente, Plano Nacional de Educação e gênero e sexualidade. Além disso, na segunda-feira, 20, haverá uma vivência na Serra da Barriga e na Comunidade Quilombola do Muquém, na cidade de União dos Palmares. 

No encerrando, haverá um Café Pedagógico, um espaço que contará com a presença de docentes do Brasil que construíram o Movimento de Pedagogia. Mais informações pelo site http://fonepemaceio.webnode.com/ ou pelos telefones (82) 9933-0915 e 88587123.