Alunos são premiados no Intercom Nordeste e conseguem vaga para evento nacional

Trabalho iniciado em disciplina de Comunicação ganhou destaque na Expocom regional


- Atualizado em
Klaus Roger, Aldia Luiza Sampaio e Igor Nascimento comemorando prêmio do Expocom (Crédito: Karol Torres)
Klaus Roger, Aldia Luiza Sampaio e Igor Nascimento comemorando prêmio do Expocom (Crédito: Karol Torres)

Jhonathan Pino - jornalista 

O trabalho Papo de Carol: Uma releitura de Machado de Assis em Tempos de Convergência, elaborado por alunos de Jornalismo e Relações Públicas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), foi premiado na 22ª Exposição da Pesquisa Experimental na Comunicação (Expocom), como parte do Intercom Nordeste, realizado entre os dias 2 e 4 de julho e representará a região na etapa nacional do maior evento acadêmico de Comunicação do país, a ser realizado em setembro, no Rio de Janeiro. 

Klaus Roger Lira, Gabriela Paiva, Natália Normande, Aldia Luiza Sampaio e Igor Nascimento aproveitaram a avaliação bimestral da disciplina de Estética da Comunicação para apresentar de forma prática o conceito de narrativa transmidiática. Inspirado na webserie The Lizzie Bennet Diaries, que apresenta a adaptação de uma história clássica da literatura britânica contada por meio de vídeos no Youtube e perfis dos personagens em redes sociais, como Instagram e Twitter, os alunos utilizaram as mesmas ferramentas para fazer uma transcrição do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis. 

Em vídeos disponibilizados no Youtube em novembro de 2014, denominados Papo de Carol, eles apresentaram um personagem que fala sobre sua relação com o namorado, Bento. “Uma vez que as características introspectivas de Bento fariam dele um personagem ilegível para a produção de um canal no Youtube, tomamos a personagem de Capitu, aqui Carol Pitusck, para ser a impulsionadora da história”, diz a apresentação do projeto. 

Além do Youtube, os dilemas da personagem puderam ser acompanhados e debatidos em contas no Twitter, Instagram e Tumblr, com o perfil @capitusck. Elas foram disponibilizadas com o objetivo de “analisar as relações dos personagens presentes no romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, e transportá-los para uma realidade contemporânea que está totalmente fundamentada em uma convergência midiática. Visa criticar a maneira com que as pessoas se comunicam por diversos meios e como a exposição pessoal ocupa espaço nas diversas plataformas disponíveis”, detalha a transcrição do projeto. 

Em apenas um mês e meio, os discentes a pré-produção, finalização e publicação dos vídeos e conteúdo das redes. “Nos reunimos e quando eu lancei a ideia, fizemos um brainstorm para saber como melhor adaptar a temática de Dom Casmurro à exposição em rede da sociedade atual. Depois definimos em conjunto que personagem se adequaria melhor a cada rede social, visto que bentinho não parecia uma pessoa que estaria ativo em Instagram”, lembra Klaus. 

Dado as características introspectivas de Bentinho, Capitu, ou Carol Pitusck foi vista como ideal para o vlog. “Nos dividimos em um grupo de três pessoas para cuidar das redes sociais, criando conversas entre os personagens, publicando fotos, criando texto para o Tumblr e criando um adicional para a história que iria ser contada por Carol nos vídeos”, acrescenta Klaus, que produziu o roteiro e fez a edição dos vídeos. 

Aldia e Igor auxiliaram na produção dos vídeos do Youtube. Além deles, Gabriela interpretou a personagem de Carol e Natália auxiliou na direção dos vídeos. Todos participaram das publicações na linha do tempo real, durante duas semanas. 

Na conclusão do trabalho, os alunos apontaram: “Papo de Carol é então uma tentativa apaixonada de trazer um novo olhar contemporâneo sobre uma obra que permanece na mente dos mais velhos, além de capturar a atenção dos mais novos. Dessa forma, o projeto visa aproximar uma obra clássica das novas gerações, além de engajar o público em uma narrativa que não se limita apenas a uma plataforma”. 

Além deles, outros 28 trabalhos da Ufal foram apresentados no Intercom Nordeste, na cidade de Natal, o que significou a maior delegação da instituição, nesse evento. Para acessar a lista dos outros trabalhos, acesse Vinte e nove trabalhos de alunos da Ufal são aprovados para o Intercom Nordeste.