Colação de grau marca início de novos ciclos de aprendizado
Dos 14 graduados, 8 já estão selecionados para mestrados em áreas diversificadas. Aluno do Campus Arapiraca é aprovado para a pós-graduação em duas universidades
- Atualizado em
Diana Monteiro - jornalista
Emoção, desejo de novas realizações e valorização ao encerrado ciclo de aprendizado com a sensação de dever cumprido, são expressados em toda colação de grau da Universidade Federal de Alagoas. Mesmo tornando-se uma rotina acadêmica na atual gestão, a solenidade é sempre prestigiada e destacada como importante etapa para quem se gradua, seus familiares e também para a instituição, pela prioridade à formação qualificada de recursos humanos em conexão com os anseios do mercado de trabalho.
Na manhã de quarta-feira, 14, a vice-reitora Rachel Rocha presidiu, em seu gabinete, uma solenidade de colação de grau considerada incomum: dos 14 graduados, 8 foram aprovados em mestrados para diversas áreas em várias universidades nacionais. Ao parabenizar os graduados, Rachel Rocha ressaltou a importância do momento de encerramento de um ciclo acadêmico em seus vários aspectos. Destacou o convívio e as amizades sólidas construídas durante a vida universitária, a almejada conclusão de um curso superior e a expectativa de cada um para galgar outros patamares visando a capacitação profissional. “Onde vocês atuarem enobreçam a Ufal, um patrimônio da sociedade alagoana”, frisou ela.
Aprovação em duas instituições
Graduado em Química (licenciatura) pelo Campus Arapiraca, João Paulo Tenório da Silva Santos está na fase de escolha da instituição para fazer a pós - graduação que tanto almejou na área de eletroquímica. Ele foi aprovado para o mestrado em duas instituições: na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e na Universidade Federal de Alagoas, onde o curso integra o Instituto de Química e Biotecnologia (IQB), do Campus A. C. Simões.
João Paulo enfatiza a boa formação adquirida durante a graduação e fez um destaque à dedicação do corpo docente do curso, e em especial ao professor Vinícius Del Colle, orientador do trabalho de conclusão de curso na área de Fisioquímica na Eletroquímica. Artigo sobre a pesquisa foi publicado na revista de circulação nacional Química Nova.
Natural do município de Arapiraca, a 131 km de Maceió, João Paulo destaca a importância do Campus Arapiraca para a concretização do que sempre almejou para seu futuro profissional: fazer um curso de graduação onde a Química tivesse envolvida, e enfatiza: “Ingressei em 2010 na Ufal e assim realizei o meu primeiro sonho, agora concretizado com a conclusão e sigo para o mestrado como preparação para trabalhar como docente do ensino superior”, enfatizou, já com planos para o futuro doutorado possivelmente na Universidade Alicante, na Espanha.
João Paulo disse ter aproveitado as oportunidades proporcionadas por programas institucionais, como Monitoria e Pibic ( Programa de Iniciação Científica) direcionados a complementar a grade curricular obrigatória. “Essa participação e a orientação do professor Vinícius Colle nortearam o meu caminho para a escolha da área em que decidi me capacitar, que é a eletroquímica”, enfatizou.
A colação de grau de João Paulo foi prestigiada por sua mãe Magda Magaly Tenório da Silva Santos e pelo irmão João Victor Tenório da Silva Santos, aluno do curso de Engenharia Civil do Campus do Sertão. Aproveitou para enfatizar o apoio recebido da família para enriquecimento de seu aprendizado ao proporcionar, durante a graduação, a sua participação em eventos externos. “Ele sempre foi dedicado aos estudos e cada degrau galgado é fruto de seu esforço”, disse a mãe de João Paulo bastante emocionada com os bons frutos já colhidos e orgulhosa do vitorioso filho.