Estudantes conquistam primeiras colocações no Prêmio IEL de Estágio
Eles foram os primeiros colocados na categoria Estagiário Destaque
- Atualizado em
Thâmara Gonzaga - jornalista
A formação profissional diferenciada e o excelente desempenho dos estudantes da Ufal também são demonstrados, além dos trabalhos nas áreas de pesquisa e extensão, durante as primeiras experiências no mercado de trabalho. Na edição 2016 do Prêmio Instituto Euvaldo Lodi de Alagoas (IEL/AL), criado como forma de estimular o segmento empresarial a buscar a excelência em seus programas de estágios, na categoria Estagiário Destaque, os três primeiros colocados são estudantes de cursos de graduação da Universidade.
A primeira colocação ficou com a estudante de Engenharia de Produção do Campus do Sertão, Isabelle Araújo. Ela conta que ao saber do resultado ficou “por alguns segundos meio que sem reação”, uma vez que só foi revelado já no dia da cerimônia de entrega dos prêmios, ocorrida neste mês de outubro. “Foi uma mistura de emoções: felicidade, orgulho, sentimento de dever muito bem cumprido”, conta. “Ter sido agraciada me deixou muito lisonjeada, pois esse marco representa todo empenho e esforço que desenvolvi nas atividades junto ao Sebrae e, sobretudo, em poder representar a Engenharia de Produção da Ufal Campus do Sertão”, afirma.
Ao concorrer com estagiários de todo o Estado que possuem contrato com o IEL, entidade pertencente ao Sistema Indústria, e oriundos de diversas instituições de ensino superior, ela reconhece que a premiação passa a ser um diferencial em seu currículo. “Espero que essa conquista possa abrir oportunidades para a minha carreira profissional, tendo em vista que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, acirrado e precisa de profissionais preparados para os desafios”, argumenta.
Estagiária do Sebrae - Regional Delmiro Gouveia pelo período de um ano, Isabelle inscreveu um relatório sobre as atividades realizadas no local para participar do prêmio. Durante esse período, ela explica que realizou tarefas de catalogação, controle e rearranjo do layout de materiais de capacitação e de consumo. “Os dados foram inseridos em planilhas ‘inteligentes’, disponíveis para todos os funcionários com acesso à rede, que servem para verificação da quantidade, inserção ou retirada de materiais”, esclarece. Ainda de acordo com a estudante, “a ferramenta serve também como suporte à tomada de decisões, a fim de viabilizar a solicitação de novos materiais e gestão de compras, além de minimizar consideravelmente tempo e custos”. Para ela, “o período do estágio possibilitou uma ponte entre os conhecimentos adquiridos na Ufal e as experiências com os primeiros contatos junto ao mercado de trabalho”, afirma.
O coordenador do curso de Engenharia de Produção do Campus do Sertão, professor Antônio Oliveira Netto, também comemorou o resultado. “Apesar das dificuldades, comuns aos cursos com pouco tempo de formação, posso concluir que a dedicação, o comprometimento e o completo engajamento podem propiciar momentos como este”, disse. Para o docente, “a conquista em nível estadual de Isabelle desmistifica a visão de incapacidade da boa formação fora dos grandes centros”. “A conquista de nossa aluna nos motiva a continuar o processo de melhoria dos métodos pedagógicos e nos faz colher outros frutos, como a aprovação de estudantes em Programas de Pós-graduação e o início promissor na carreira profissional. Tudo isso é muito gratificante”, enfatiza.
Satisfação com a escolha profissional e intercâmbio para o México
Natural de Palmeira dos Índios, Isabelle foi morar em Delmiro Gouveia para estudar no curso que tanto almejava. “Quando conheci a Engenharia de Produção sabia que era o curso que eu queria para a minha carreira profissional e foi um tiro certo. Hoje, não me vejo em outra área de atuação”, revela. Satisfeita com a escolha profissional, ela conta do orgulho que sente ser uma das estudantes da interiorização. “Os campi do interior apresentam um grande potencial, ainda que estejam com pouco tempo de implantação, com problemas de infraestrutura e no quadro de docente”, reflete ao reconhecer a dedicação do quadro de servidores que fazem parte da Ufal no interior. “As pessoas que trabalham no local proporcionam oportunidades ímpares. Sei o papel de cada um deles na minha trajetória e nas minhas conquistas”, ressalta.
Isabelle conta que, desde o início da graduação, tinha uma rotina bem intensa. No final do primeiro período, participou do processo seletivo para o Programa de Educação Tutorial – PET Engenharias, onde está até hoje. “Sou muito grata por todas as experiências e aprendizados. Estou certa de que ser ‘petiana’ me permitiu encarar os desafios como oportunidades de crescimento acadêmico, pessoal e profissional, os quais me possibilitam uma formação de excelência”, afirma.
Ela enumera que, ao fazer parte do PET, teve a oportunidade de participar de pesquisas em âmbito científico, além das atividades de ensino e extensão. “São ações que envolvem a comunidade, o que me deixa muito realizada, pois aprendi que o importante é estender o conhecimento adquirido na academia e levar para fora da Universidade”, disse.
Sempre atenta às oportunidades que o ambiente universitário oferece, Isabelle conquistou mais uma: até o fim de dezembro, ela viaja para o México, onde estudará no Instituto Tecnológico de Ensinos Superiores de Monterrey pelo período de seis meses. “Sempre tive muita vontade de estudar em outro país, conhecer novas culturas, costumes e adquirir novos conhecimentos científicos e profissionais. Acredito que esse intercâmbio veio na hora certa, pois já estou com boa parte do curso integralizada e com maturidade suficiente para aproveitar todas as experiências que aparecerem”, conta.
A viagem internacional foi conquistada por meio de processo seletivo promovido pelo Programa de Intercâmbio Ibero-americano Santander Universidades e pela Assessoria de Intercâmbio Internacional (ASI) da Ufal. “Estou ansiosa para a viagem. Tenho estudado muito a cultura e a língua espanhola para tentar me adaptar o mais rápido possível. Será uma vivência única em minha vida!”, conta entusiasmada. “Tenho a pretensão de cursar disciplinas nos departamentos de Engenharia Industrial, Administração e Negócios. Além disso, possuo muito interesse em participar de práticas profissionais, como estágio ou trainee, além de projetos voltados à minha área de atuação”, planeja.
Reconhecimento do estagiário de administração
O concluinte de Administração da Ufal, Alexsandro de Oliveira, foi o segundo colocado na categoria Estagiário Destaque do Prêmio IEL 2016. Com todas as disciplinas cursadas e faltando apenas entregar o Trabalho de Conclusão de Curso, ele conta que, além de ter recebido esse reconhecimento, também conseguiu a efetivação no quadro de colaboradores da empresa LOG Estratégia, local onde fez o estágio.
“Fiquei muito feliz com a premiação, afinal, essa conquista representa o reconhecimento de um esforço que me fez amadurecer como profissional na visão crítica para aplicação do conhecimento adaptado à realidade do local de trabalho. E isso só foi possível porque a empresa forneceu um ambiente favorável a aceitar novas ideias e deu suporte para a realização delas, assumindo, assim, o compromisso com o desenvolvimento dos estagiários”, destaca. “Além do aprendizado, pude contribuir para a promoção de soluções que tiveram o embasamento no conteúdo visto em sala de aula como também em experiências anteriores”, reforça.
Desde o segundo período do curso, Alexsandro começou a estagiar e a aproveitar oportunidades que favorecem experiências com o mercado de trabalho, a exemplo da Empresa Júnior de Administração da Ufal que “fornece uma vivência empresarial ainda durante a formação do estudante”, ressalta.
Ele explica que a iniciativa é gerida, exclusivamente, por alunos e o trabalho é voltado para prestação de serviços de consultoria, a baixo custo, para micro e pequenas empresas em Alagoas. “Atuamos como diretores e gerentes da organização, no processo de elaboração e execução dos serviços de consultoria, liderança de pessoas e contato com cliente”, enumera. “Essas rotinas na Ufal foram fundamentais para minha formação, pois além da união do conhecimento teórico com o aprendizado prático, o maior ganho que tive foi no âmbito pessoal, pois a exposição diante de algumas situações gerou ganhos relacionados à desenvoltura, oratória, persistência, resiliência e muito mais”, pontua.
Sobre a participação no prêmio, ele conta que foi incentivado pela gestora de recursos humanos da empresa. Alexsandro inscreveu o relatório de atividades sobre a implantação do Modelo de Excelência de Gestão (MEG). “Meu trabalho foi aplicar os conceitos de gerenciamento de projetos, segundo do PMBOK do PMI, no manual de operacionalização da empresa, tornando o processo como padrão”, esclarece. “Também inseri dois formulários que comprovam o início e o fim do projeto, o termo de abertura e de encerramento, respectivamente”, explica ao citar que ainda elaborou um quadro para gestão visual dos projetos, inspirado na metodologia de gestão visual Kamban, e um modelo para acompanhamento dos custos por projetos entre os setores técnico e financeiro da empresa.
Mais estudante da Ufal premiado
Para completar o “pódio” dos estagiários destaques de Alagoas em 2016, o terceiro lugar ficou com o estudante do 7º período de jornalismo da Ufal, Yeshua Bittencourt. Ele concilia o estágio na Assessoria de Comunicação da Eletrobras Distribuição Alagoas com as aulas e as atividades de bolsista na Assessoria de Intercâmbio Internacional (ASI) da Universidade. “Também já participei de uma pesquisa sobre a internacionalização da Ufal”, acrescenta o estudante ao falar sobre o seu engajamento nas atividades acadêmicas.
Sobre o Prêmio IEL 2016, o estudante explica que para participar contou com a ajuda da supervisora, a jornalista Isa Mendonça. “Foi ela quem me apresentou a proposta do prêmio e perguntou se eu tinha interesse. A professora Sandra Nunes também me orientou”. Para participar, ele inscreveu um relatório sobre a atividade que desempenha na Assessoria de Comunicação da Eletrobrás. “O relatório apresentado falava sobre a importância da Ascom no atendimento à impressa, pois é uma atividade diária que executo no trabalho”, explica.
Ele conta da alegria e da sensação de “dever cumprido” ao saber que tinha conquistado a premiação. “Significa que o trabalho que desempenho no estágio está trazendo resultados positivos. O terceiro lugar foi uma conquista imensa. É o reconhecimento de que meu relatório de atividades foi considerado um dos melhores”, diz. Ao falar sobre a importância da conquista para a vida profissional, ele reflete que “a prática na área do Jornalismo é fundamental para pegar experiência”. “Ser estagiário é isso: aprender com os erros, melhorar o que já está bom e obter novos conhecimento diariamente”, finaliza.