Estudantes de Engenharia de Petróleo realizam evento inaugural do Capítulo Estudantil SPE
Incertezas do mercado motivaram estudantes a procurar alternativas para a crise
- Atualizado em
Wende Evangelho – estudante de Jornalismo
China crescendo menos, o barril do petróleo com valor chegando abaixo dos US$ 30, crise brasileira e na Petrobras. Assuntos ora distantes, mas que são extremamente ligados ao mercado de trabalho nas áreas de petróleo e gás. No meio dessa turbulência, estão os alunos de engenharia de Petróleo, que já não tem mais certeza dos rumos da profissão ao sair da graduação. Pensando nesse cenário desafiador, os alunos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) se filiaram à Sociedade de Engenheiros de Petróleo (SPE), e realizaram na tarde da última sexta-feira (19), o Evento Inaugural do Capítulo SPE Ufal, no auditório do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV).
Os organizadores trouxeram nesta primeira atividade a visão de dois engenheiros do ativo da Petrobras em Alagoas. De acordo com o tesoureiro do SPE Ufal, Rodrigo Cavalcanti, a escolha foi motivada com o intuito de mostrar como está o mercado de trabalho para os futuros profissionais. “Todo aluno de Engenharia de Petróleo tem essa incerteza decorrente da crise. Através do Evento, procuramos trazer um apoio para o pessoal que está sentido uma necessidade de ter um referencial”, explicou.
Dúvidas como as do estudante do 8° período de Engenharia de Petróleo, João Paulo, o fizeram se sentir desestimulado a continuar na área, mas que ele vê na formação uma possibilidade de inserção no mercado. “Enquanto estudante é desmotivador esse momento de crise, fico meio desesperançoso, mas estou buscando alternativas para isso. Esse evento é uma oportunidade de buscar novos conhecimentos com pessoas experientes na área”, contou.
O presidente do Capítulo SPE Ufal, Iuri Ferrão, enxerga no programa uma oportunidade de aproximar os acadêmicos dos profissionais e empresas, além da oportunidade da troca de conhecimento e disponibilidade de instrumentos para ampliação do conhecimento. “A nossa principal motivação é criar oportunidades para os alunos. Temos pouco contato com o mercado e com os profissionais da área. É sempre bom manter esse vínculo entre os estudantes e os profissionais. A criação do Capítulo SPE facilita muito o entrosamento do aluno nesse networking e também possibilita o acesso dos membros a ferramentas que possam aprimorar o conhecimento técnico”, afirmou.
Mercado de Trabalho
A Produção de Petróleo e Gás em Alagoas foi o tema da primeira palestra, apresentada pela gerente de operações da Petrobras no estado, Simone Pedrosa. Formada na Ufal, a palestrante aproveitou o convite para encorajar os discentes a buscarem o conhecimento e mostrar que existe espaço para os futuros profissionais no mercado. “Fui estudante e tive as mesmas dificuldades, as mesmas dúvidas. Na época não sabia que entraria na Petrobras e hoje estou; sou muito feliz no que faço. A empresa está fragilizada sim, mas vai passar. Não é só a Petrobras, é o mercado petróleo, então a gente está se restruturando para passar essa crise”, disse.
Para demostrar como é o trabalho de um engenheiro de petróleo, a segunda palestra teve como tema Cotidiano de um Engenheiro de Poços de Petróleo, ministrada pelo engenheiro da Petrobras em Alagoas, Edson Payão. Segundo o palestrante, a rotina varia muito de empresa para empresa. “Em uma empresa grande e integrada como a Petrobras, o engenheiro vai iniciar como estagiário, como trainee. Ele será assessorado por um engenheiro com maior experiência e vai se especializando mais profundamente na área dele. Isso acontece porque é uma atividade que tem sua complexidade. A Petrobras induz realmente o engenheiro a se aprofundar no assunto”, declarou.
Filiação
Os estudantes de quaisquer áreas relacionadas a petróleo e gás podem fazer sua associação com a possibilidade de inscrição gratuita e aproveitar a diversas vantagens de fazer parte do SPE. Para realizar a inscrição e obter mais informações os interessados devem acessar a página virtual do Capítulo SPE Ufal. Quem tiver interesse em acompanhar as atividades pode visitar as redes sociais do projeto: Facebook, Twitter e Instagram.