Médicos residentes da Ufal realizam consulta oftalmológica em escola municipal

Ação faz parte do projeto Saúde na Escola

As crianças do conjunto Carminha foram levadas até o HU para os exames | nothing
As crianças do conjunto Carminha foram levadas até o HU para os exames

Lenilda Luna - jornalista

Médicos Residentes do Ambulatório de Oftalmologia do Hospital Universitário da Ufal realizaram exames oftalmológicos em alunos da escola municipal Professor Petrônio Viana, que fica no conjunto Carminha, no Tabuleiro do Martins, em Maceió. As consultas aconteceram nos dias 04, 18 e 25 de fevereiro.

A ação faz parte do projeto Saúde na Escola: Parceria Universidade e Comunidade – SEPUC, que desenvolve ações de educação em saúde nessa escola desde 2014 e identificou, por meio da realização de teste de acuidade visual, a
necessidade de uma atenção assistencial à saúde ocular em 55 escolares.
O transporte das crianças foi feito pela Ufal e as armações dos óculos, para aqueles que tiveram indicação para o uso, foram entregues pelos residentes do HU, utilizando uma doação feita por uma ótica que encerrou as atividades comerciais. Já  as lentes serão doadas por professores e técnicos da Faculdade de Medicina da Ufal.
Esse projeto também desenvolverá, junto à escola e aos familiares dos alunos, uma atividade sobre a importância e o uso adequado dos óculos. "A importância desse projeto está em contribuir para melhoria dos níveis de saúde dos escolares, através das ações promovidas e proporcionar aos acadêmicos uma experiência que contribua para uma formação profissional comprometida com a transformação social", indicam os participantes do Projeto.