Ufal certifica 107 trabalhos com Excelência Acadêmica

Foram selecionados 39 trabalhos para concorrer ao Prêmio Destaque do Ano

Evento também pôde ser acompanhado em Libras

André Ferro – estudante de Jornalismo

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propep) da Universidade Federal de Alagoas realizou, na última quarta-feira (24), uma solenidade para entrega de certificados de Excelência Acadêmica aos projetos de pesquisa que se destacaram nos últimos dois anos.

A cerimônia foi presidida pela reitora da Ufal, Valéria Correia, junto ao pró-reitor da Propep, Alejandro Cesar Frery, o coordenador de pesquisa da Propep, André Lage, e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, Fábio Guedes. Além desses, participaram da mesa, outros coordenadores e técnicos.

De um total de 449 projetos submetidos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), que compreende cerca de 1.592 bolsistas e colaboradores vinculados a Ufal, 376 foram aprovados. Desses, 107 foram selecionados como Excelência Acadêmica, dos quais 31 serão apresentados durante a Jornada Nacional de Iniciação Científica da 68ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Porto Seguro. O deslocamento dos estudantes e colaboradores será custeado pela Propep.

Outros 39 projetos foram selecionados para participar do Prêmio Destaque de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Num cenário de mudanças positivas que ocorrem na sociedade por meio da mobilização feminina, um dado muito relevante foi mencionado na cerimônia: 80% dos premiados na produção científica do CNPq são mulheres.

O Presidente da Fapeal, Fábio Guedes, que participou de toda a cerimônia destacou a importância de valorizar as pessoas do nosso Estado, promover cultura e um ambiente propício para seu desenvolvimento: “A gente precisa investir em gente nesse Estado”. Enquanto que o Coordenador de Pesquisa da Propep, André Lage, destacou o poder da educação na vida das pessoas quando disse que “a ciência e a educação têm o poder de mudar realidades”.

Este ano a premiação teve por diferencial a tradução simultânea para a linguagem de Libras, permitindo que os estudantes surdos pudessem acompanhar o evento. Além disso, vale salientar que um dos premiados possui esta limitação.

A estudante do 6º período de Medicina, Marina Mendes, falou sobre o certificado com gratidão. “Receber esse prêmio é estimulante e recompensador”, disse. Essa é a primeira vez que ela participa de um projeto de iniciação científica como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) e aborda a temática do Desenvolvimento de um novo nanoensaio para detecção de peróxido de hidrogênio em amostras biológicas. O trabalho dela é um dos cinco que compreendem a modalidade premiada do Pibiti.

Em breves palavras, o pró-reitor da Popep afirmou a importância de promover e compartilhar o conhecimento adquirido. “Se a gente não passa adiante o conhecimento, a sociedade não avança”. Alejandro falou também sobre a dedicação para alcançar os objetivos. “Quem está aqui sabe que não é brincadeira se dedicar a realizar uma pesquisa. É fruto de muito trabalho e dedicação”, finalizou parabenizando a todos.