Petianos do Nordeste se reúnem na Ufal
Estudantes de vários estados participaram da 15ª edição do Enepet
- Atualizado em
Thâmara Gonzaga – jornalista
Cerca de 600 estudantes de vários estados estiveram reunidos na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no último fim de semana, onde participaram do Encontro Nordestino dos Grupos do Programa de Educação Tutorial, o Enepet 2016.
A Ufal sediou a 15ª edição do evento que tem como objetivo estimular a interação entre os participantes do PET (conhecidos como petianos), além de promover o debate e ações de melhorias para o programa. Dessa reunião, foram selecionadas propostas que serão apresentadas durante o encontro nacional, o Enapet, que acontece em agosto, no Acre.
“Foi um momento de pensar sobre o programa e também ocasião para avaliar o benefício que traz para a instituição da qual fazemos parte”, defendeu a integrante do PET Ambiental da Ufal, Fernanda Araújo, que fez parte da comissão organizadora do Enepet 2016.
Apresentação de trabalhos, oficinas, encontros por áreas do conhecimento e grupos de debate foram algumas das atividades que os petianos participaram. A programação teve início na tarde de quinta-feira (21) e foi encerrada no último domingo (24).
“Por aqui passou estudantes de diferentes cursos, mas, durante o encontro, estivemos o tempo todo interagindo, pois a intenção maior foi promover o debate, a participação e a troca de experiência institucional”, salientou Maria Luiza da Silva, petiana do curso de Letras da Ufal.
Sobre o PET
O Programa de Educação Tutorial é formado por estudantes de graduação e tem suas atividades orientadas pelos princípios do ensino, da pesquisa e da extensão.
Na Ufal, o PET foi iniciado em 1988. Atualmente, são 12 grupos distribuídos em diversas áreas do conhecimento, com participação de discentes dos campi da capital e do interior.