Ufal reúne dezenas de estudantes em cerimônia de colação de grau

Emoção, vibração e alegria marcaram a cerimônia

Colação de grau foi marcada pela emoção | nothing
Colação de grau foi marcada pela emoção

Rosiane Martins - estudante de jornalismo

Na tarde da última quinta-feira (14), mais uma cerimônia de colação de grau na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foi realizada no Auditório da Reitoria. Presidida pelo vice-reitor José Vieira da Cruz, foi das mais emocionantes, pois os estudantes puderam, junto com suas famílias e amigos,comemorar a vitória de, enfim, concluir o ensino superior na maior universidade do estado.

O evento contou com 80 formandos de 29 cursos diferentes da universidade e foi iniciada com uma apresentação artística de Wilbert Leafa (pianista) e os cantores Daniel Lima (tenor) e  Priscila monteiro (soprano). O auditório estava repleto de parentes e amigos dos concluintes, estes como bem lembrou o professor Vieira, acompanharam a luta e dividiram de perto as alegrias e angustias no período da graduação, fato que ficou  visível na emoção dos presentes. Mães e avós gritaram orgulhosas "esse é meu filho", "essa é uma vitoriosa. Essa é minha filha", alegria e orgulho de quem compartilhou a luta e agora os momentos de conquistas.

Já no final da cerimônia o vice-reitor abriu espaço para o discurso voluntário e um dos que pediram a palavra foi o agora graduado em Relações Públicas Dário Junior que, emocionado, expressou a alegria e o alívio de quem teve que superar tantos desafios para chegar aonde chegou. "Eu quero parabenizar cada um de vocês por essa vitória que para mim é uma conquista muito grande",destacou.

O momento também foi especial  por ter dividido com a amiga do curso e da vida Viviane Araújo, graduada em jornalismo. "Foi  ímpar.  A celebração de quatro anos de luta. Para mim foi emocionante comemorar a nossa formação e a nossa amizade iniciada durante o curso, me senti honrada em poder subir ao palco de mãos dadas e ouvir ao lado dele: confira o grau," ressalta.

Em uma de suas falas o vice-reitor falou sobre como as colações coletivas. "Não há o glamour daquelas feitas por empresas contratadas, são mais simples e tem diversos alunos de diferentes turmas, organizada  pelos servidores, é uma ótima representação do que é a universidade pública, construída por muitas mãos", destacou.